Waze elabora ranking de melhores países e cidades para motoristas

Brasil fica na 20ª colocação entre países; entre as cidades, a brasileira mais bem colocada é Volta Redonda, de acordo com o Waze.

 

Foto: Via Trolebus

Foto: Via Trolebus

O Waze divulgou hoje a segunda edição do seu índice de satisfação de motoristas. O cálculo envolve uma série de indicadores para mostrar em quais países e cidades os motoristas se sentem melhor enquanto dirigem. Um site mostra de forma interativa os resultados.

O índice pode servir como uma espécie de ranking de melhores e piores lugares para se dirigir. O Waze divulga os dados divididos por países e por cidades (é preciso ter ao menos 20 mil usuários ativos por mês no app para que uma cidade entre no índice).

A lista de países é encabeçada pela Holanda, seguida por França e Estados Unidos. “A primeira e a terceira colocação repetem o ranking do ano passado. A novidade aqui é a França, que colocou novas cidades no nosso levantamento e conquistou o segundo lugar”, falou a EXAME.com Paulo Cabral, responsável pelo desenvolvimento de mercados na América Latina do Waze.

O Brasil, por sua vez, ocupa a 20ª colocação no ranking de países. Em comparação ao ano passado, existe uma ligeira queda causada principalmente por conta da chegada de novos países ao ranking—países que ficam à frente do Brasil, como Austrália e Portugal.

O índice é simples. Ele usa seis medidores para a criação do ranking. Os indicadores são: nível de trânsito; segurança; qualidade das vias e infraestrutura; serviços ao motorista; fator econômico e social (acesso a carros e variação no preço do combustível); e medição de quão boa é a rede de usuários do Waze no local.

Entre estes indicadores, os três primeiros ganham peso maior na conta. “Inicialmente, o Waze tem natureza social e de contribuição. Estamos pegando as informações que os usuários nos entregam e devolvendo a eles com maior valor”, explica Cabral.

A cidade com maior índice de satisfação no Brasil é Volta Redonda, no Rio de Janeiro, em 29° entre 186 cidades consideradas no mundo inteiro. Entre as capitais brasileiras, a mais bem colocada é Brasília, no Distrito Federal, na 65ª posição, enquanto São Paulo ficou em 129°.

Na outra ponta, Maceió traz bastante insatisfação. A cidade é a pior colocada entre as brasileiras e uma das piores colocadas no ranking global (178°).

Para ver o ranking das 15 melhoras cidades brasileiras para os motoristas de acordo com a pesquisa, acesse a noticia do Quatro Rodas.

 

Deixe seu comentário

comentários