AMEAÇAS CIBERNÉTICAS – 5 ameaças para você ficar em alerta

A ESET América Latina apresenta uma lista das principais ameaças cibernéticas que mais atraem os usuários. Sabendo como elas funcionam, você tem menos chances de ser pego de surpresa

ameaças cibernéticas

Foto: banco de imagens

Inovações tecnológicas melhoram a comunicação e viabilizam a expansão de negócios. Ao mesmo tempo, estão carregadas de golpes cada vez mais bem planejados, através das fake news e dos bots, ou de ameaças cibernéticas de fórmula fácil, mas que ainda são capazes de captar centenas de vítimas.

Ameaças cibernéticas agem de má fé sobre usuários desatentos para alcançar objetivos maiores via Internet. Os ataques miram vítimas inocentes, geralmente crianças e idosos, que facilmente clicam em armadilhas, baixam arquivos maliciosos, compram produtos inexistentes ou inserem dados pessoais em formulários duvidosos.

O laboratório de investigação da ESET (Enjoy Safer Technology) América Latina, líder em detecção proativa de ameaças, explica 5 tipos de ameaças cibernéticas que mais captam internautas:

1 – PERCA 10 KG EM 2 MESES

Técnicas de “como perder peso rápido”, “como emagrecer sem esforço” ou “aprenda a fórmula que fez a atriz chapar a barriga” esbanjam marketing sensacionalista. Essas chamadas pegam carona com a tendência perigosa de superestimação do corpo aliada a subestimação do exercício físico. Tudo o que é vendido como fácil demais, rápido demais, com resultados imediatos e “sem precisar sair de casa”, desconfie.

Promoções incríveis, cupons mágicos, descontos mirabolantes e brindes exclusivos também fazem parte da atração. Fique atento aos sinais de site e contatos falsos (a navegação segura é certificada pelo https – HyperText Transfer Protocol Secure, que deve anteceder o endereço eletrônico). Antes de clicar, faça uma rápida busca na Internet sobre a marca e a reputação dos produtos em questão.

// (E apenas considere métodos de emagrecimento com um nutricionista ou educador físico).

2 – SEU COMPUTADOR PRECISA SER FORMATADO

Se o seu computador travou, está lento, ou não liga mais, calma! Não saia buscando qualquer serviço de reparação técnica por aí. Muito menos via chat. Pesquise profissionais confiáveis, contate um amigo que tenha noções de informática, procure entender o problema antes de buscar ajuda.

Golpistas online telefonam para a vítima e tentam convencê-la de que existe um problema muito sério no computador. Às vezes eles pedem para o usuário formatar, para enviar dados sigilosos ou para transferir arquivos. E sempre impõem uma quantia antecipada para pagar o trabalho que será “solucionado remotamente”.

Nessa “solução remota”, o golpista pode acessar as informações da vítima e até mesmo instalar um software malicioso – sem que ela perceba.

// O problema não está no botão formatar, mas nas consequências depois dessa ação.

3 – SEU CARTÃO FOI CLONADO

Conhecido também por phishing, ou “pescaria”, o roubo de identidade  é um clássico que ainda engana muita gente. A McAfee, empresa especialista em tecnologia de segurança, explica que o site ou e-mail falso geralmente utiliza uma identidade visual próxima da realidade. “Tudo é planejado para realmente confundir o usuário”. É comum o envio de mensagens utilizando, indevidamente, marcas conhecidas e logotipos de órgãos governamentais, empresas de cartão de crédito e bancos, e até mesmo de ONGs conhecidas.

Segundo especialistas, os principais assuntos em e-mails de phishing são convites para redes sociais, e-mails com erro ou falha na entrega e “comunicados importantes”.

Ao lidar com mensagens que expressam alguma emergência de ação, fique atento. Se seu cartão foi clonado, por exemplo, dificilmente você terá que tomar decisões sérias e urgentes em plataformas online.

// Na dúvida, telefone para o contato oficial da empresa.

4- QUER GANHAR DINHEIRO? CLIQUE AQUI

Spams também têm seu lugar.

Esses tipos de e-mails enchem a caixa de entrada e oferecem desde serviços de hospedagem gratuita na nuvem até remédios contra calvície.

Não caia em perguntas de respostas óbvias como “Quer ganhar dinheiro?”. Tenha cuidado em onde clica, e observe se a pergunta realmente tem resposta relevante.

// Pense: Ganhar dinheiro é um objetivo universal sem fórmula mágica e certeira. Não haveria melhor gatilho do que esse para conquistar centenas de cliques inocentes.

5 – SEU COMPUTADOR FOI INFECTADO. BAIXE NOSSO ANTIVÍRUS 

O Scareware é um software que tenta enganar o usuário para que ele tome um determinada ação de download. Geralmente, uma alerta com cores vibrantes piscam na tela avisando que seu computador foi infectado e que você precisar instalar urgente determinado antivírus para se proteger.

Quando isso acontecer, feche todas as abas, todas as janelas. Reinicie seu computador e não baixe absolutamente nada.

Nunca abra mão de comprar ou instalar um bom antivírus para sempre poder ter onde recorrer nessas situações. Opte por marcas famosas e com boas reputações como ESET, McAffe, Avast, AVG ou Norton – outros aqui Realize análises e limpezas regulares em todo o sistema interno do seu computador.

// Nunca arrisque em instalar antivírus que ninguém nunca ouviu falar.

Esse artigo foi útil? Compartilhe para que crimes cibernéticos percam força. 

Boa navegação!

 


Sobre a ESET
Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a usar tecnologia com segurança.


Redação: Equipe Loocalizei | Informações: Imprensa About.com

Deixe seu comentário

comentários