Pequenos hábitos que podem reduzir o consumo de combustível

Os motoristas ficam de olho no preço do combustível na bomba, mas acabam esquecendo de avaliar outros aspectos que podem influenciar no consumo de combustível do veículo.

Consumo de combustível

Alguns hábitos fazem o carro consumir além do necessário e devem ser evitados. Veja algumas dicas para reduzir o consumo de combustível do seu carro:

 

Consumo de combustível: Faça sua conta!

O professor Renato Romio, Chefe da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e autor do recente estudo Análise Estatística de Desempenho e Performance de Combustíveis, conduzido pelo IMT, explica que é preciso avaliar não apenas o preço do combustível na bomba, mas também a autonomia do veículo.

“Independente do automóvel, o condutor pode fazer o seu próprio cálculo. Basta abastecer o veículo, rodar mais do que meio tanque e encher novamente. É fundamental anotar a quilometragem na saída do posto nas duas ocasiões para saber a quilometragem rodada e a quantidade de litros abastecida na segunda vez. Depois, é só dividir a quantidade de quilômetros rodados pela quantidade de litros reposta no tanque, desta forma é possível obter o resultado em quilômetros por litro (km/l). É um procedimento simples e rápido que ajuda a prestar atenção no consumo e economizar”, explica.

O estudo mostra que a relação entre o etanol e a gasolina pode ser diferente dos 70% adotados como padrão pelo mercado. O desempenho do etanol em modelos de veículos testados variou de 70,7% e 75,4%, uma diferença considerável. Como referência, os valores encontrados para os mesmos modelos de veículos, testados em laboratório, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) foram, respectivamente, 66,7% e 72,1%.

“Ou seja, os valores de consumo de combustível no uso real do veículo podem ser melhores do que os resultados verificados em testes de laboratório, por isso é importante avaliar o consumo individual, nas condições de transito é trajetos habituais”, completa o professor.

Evite acelerar demais na partida

No momento da primeira marcha, o consumo é alto, desta forma, não force a aceleração. Com o movimento, perceba o momento certo de trocar de marcha e acelere suavemente fazendo a troca de maneira progressiva. Mesmo em veículos com câmbio automático o segredo é acelerar suavemente.

Procure o melhor trajeto

O caminho mais curto nem sempre é o mais econômico. Congestionamentos, subidas e lombadas só fazem o carro consumir mais. Se houver um caminho mais longo, mas que permita uma velocidade constante, prefira. Alguns aplicativos para telefones celulares ajudam a descobrir os melhores caminhos.

Evite acelerar na descida

Acelerar o carro na descida é um daqueles hábitos que entram no “piloto automático”, que alguns motoristas fazem sem perceber. A partir de 40 km/h, sem aceleração, não entrará uma gota de combustível no motor. Basta conferir a medição de consumo instantâneo; ela cairá até zerar.

Na descida não deixe a marcha em ponto morto

Fuja do ponto morto, mais conhecido como “banguela”. A banguela aumenta o consumo de combustível, uma vez que a maioria dos veículos funciona com injeção eletrônica. Ao descer engatado, o sistema entende a desaceleração e aciona o modo ‘cut off’, ou seja, irá cessar os comandos para os bicos injetores, cortando o envio de combustível para o motor, enquanto que se estiver na “banguela” o sistema de injeção continuará injetando combustível para manter o motor ligado.

Troque de marcha sem forçar o motor

Colocar a marcha certa significa encontrar a melhor relação de torque e potência e garantia de melhor economia, além de evitar aquele incômodo ronco do motor. Essa é a razão da grande eficiência dos câmbios do tipo CVT: eles sempre disponibilizam a relação de transmissão ideal para cada situação.

Faça ultrapassagens na hora certa

O consumo instantâneo em ultrapassagens aumenta consideravelmente, principalmente em subidas. Desta forma, prefira as ultrapassagens em terrenos planos ou descidas. Manter a velocidade constante compensa mais para o bolso do que ficar acelerando e freando.

Pneus

A calibração periódica da pressão dos pneus conforme recomendações do fabricante do veículo é importante para a economia de combustível. Pneus com pressão mais baixa que a ideal podem aumentar o consumo de combustível de 1% a 3%.

 


Informações:
UNICA

 

Deixe seu comentário

comentários