Quem é você na fila do trânsito? Descubra o seu perfil de motorista

Você motorista, já parou para pensar que existem diversos perfis de motoristas por aí? De professor a medroso, qual é o seu?

motorista-qual-seu-perfil

Foto: banco de imagens.

São 7h da manhã e já tem um motorista na Hilux buzinando com os pedestres que demoram a atravessar a rua. Ao mesmo tempo, tem um desligado no Chevette que demora a se dar conta que o sinal abriu – há pelo menos 1 minuto. Tem também a compromissada no HB20, terminando uma apresentação no notebook enquanto termina de retocar o batom. Do outro lado, tem o recém motorista no Uno Mille ouvindo rock pesado como se estivesse ensaiando para um show. Por último, tem a senhorinha no Punto preocupada se todos estão cumprindo a velocidade do radar e se estão com as duas mãos no volante, e o senhor no Gol, que sempre conversa com todos os baleiros dos sinais.


Não foi difícil imaginar essa cena, né?  Pois é, ela é um exemplo cotidiano de que a forma como as pessoas dirigem reflete diretamente na personalidade – única e cheia de manias, que cada um possui.


A psicanalista e professora da Unijorge (Centro Universitário Jorge Amado, BA), Jackeline Kruschewsky, explica:

“O indivíduo tende a compreender o volante do carro como o volante da própria vida, ou seja, estar na direção possibilita a liberdade de condução por si mesmo”.

Isso justifica a sensação de poder por uns, ou o pânico da responsabilidade em dirigir por outras. “O carro é uma forma de expressão daquilo que o sujeito é.  E a forma de vida atual imediatista, competitiva, individualista e estressante tem interferido bastante no comportamento das pessoas. Elas acabam transferindo para o carro a solução para problemas do dia a dia, como prazos, horários e interesses”, conclui.


Portanto, quem é você na fila do trânsito?

O divertido infográfico a seguir, categorizou 8 perfis de motoristas. Você consegue identificar qual é o seu? Ou você é um pouco de cada, dependendo do seu bom ou mau humor?

• Confira:

Produzido pelo Carro Aluguel.

→ E lembre-se:

Independente do seu perfil, saiba que respeitar as leis do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), se atentar às regras de velocidade e ultrapassagem, e não dirigir se estiver alcoolizado, não dependem da personalidade, mas da consciência de preservar a sua vida e a dos outros.

— Boas conduções!

 

Deixe seu comentário

comentários