A sobrevivência do varejo: Seis atitudes que as empresas brasileiras podem aprender com a crise norte-americana

Tendo em vista a similaridade entre as crises, foi desenvolvido o estudo “Superando a Tormenta: lições da crise americana para o varejo brasileiro”.

A inflação em dois dígitos, o dólar ultrapassando os R$ 4,00 e o consumo das famílias despencando: os últimos meses tem sido extremamente desafiador para o varejo brasileiro. Em termos de crescimento real, trata-se da maior contração do setor nos últimos quinze anos. Tendo em vista a similaridade desse cenário com a crise norte-americana de 2008, a Bain&Company desenvolveu o estudo “Superando a Tormenta: lições da crise americana para o varejo brasileiro” em que apura quais foram as estratégias vencedoras nos Estados Unidos naquela época e que poderiam ser aplicadas no Brasil.

Apesar de não existir um consenso sobre os setores ou propostas de valor a serem adotadas para que as empresas sobrevivam a tempos difíceis – uma vez que empresas de diversos tamanhos e objetivos foram capazes de passar por essa fase – , a Bain&Company concluiu que alguns fatores são fundamentais para impulsionar o sucesso das companhias de qualquer porte ou atuação dentro do varejo. São eles:

  • Gestão eficiente dos estoques;
  • Busca constante por redução de despesas;
  • Contínuo investimento em inovação;
  • Foco na busca pela execução consistente;
  • Atenção ao consumidor-alvo e;
  • Ter em mente o conceito de value for Money –  de maneira a não abrir mão da qualidade dos produtos e serviços oferecidos em detrimento da qualidade.

 

Sobre a Bain & Company

A Bain & Company, empresa líder global em consultoria de negócios, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões.

Deixe seu comentário

comentários