Como acompanhar as constantes atualizações das redes sociais?

As redes sociais mudam o tempo todo, e para quem trabalha na área ou é um curioso dessas ferramentas, constantemente se deparam com novas funcionalidades, mudanças na política de privacidade, novas regras de publicação, alterações da interface e mudanças no algoritmo.

Redes sociais

Foto: Campbell Boulanger

De acordo com as próprias redes, essas atualizações são necessárias para garantir uma experiência cada vez melhor para seus usuários. Mas, não é só isso. Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras plataformas estão também focados em ampliar sua estratégia de monetização através de anúncios. E, para forçar as empresas a anunciarem por lá, o acesso ao público de forma orgânica (e gratuita) vem sendo cada vez mais reduzido.

Mas, apesar de toda mudança trazer alguma instabilidade (estamos mentindo?), você não tem outra alternativa: precisará acompanhá-las para adequar sua estratégia e, porquê não, aproveitá-las ao seu favor. Mas, se você tem dificuldade para acompanhar as atualizações das redes sociais, nós vamos te ajudar! Veja neste post como essas atualizações impactam suas ações de marketing digital e como se manter sempre atualizado!

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Como a atualização de redes sociais impacta o marketing digital?

Como as mudanças e atualizações dessas plataformas acontecem constantemente, os social media que querem ter resultados nas redes sociais precisam ficar sempre atentos às novidades para estruturar seu posicionamento de forma assertiva, absorvendo as mudanças e otimizando suas ações.

As alterações mais recentes do Instagram, por exemplo, podem ser usadas para melhorar os resultados da sua estratégia com ações simples. Veja nosso post recente contanto como você pode usar a mudança do algoritmo do Instagram ao seu favor.

Já o Facebook, por exemplo, vem reduzindo o alcance orgânico das publicações na rede com frequência. No início, as organizações conseguiam atingir muitas pessoas sem precisar investir em impulsionamento ou anúncios. Porém, à medida que a rede foi popularizando, esse alcance foi sendo reduzido, o que mudou completamente a forma de trabalhar as fan pages.

Atualmente, o alcance orgânico é muito baixo – menos de 5% da base de fãs de uma página vê os posts dela – o que levou as companhias a aumentarem o volume de recursos para mídias pagas. Em contrapartida, o Facebook passou a oferecer diversas possibilidades de segmentação, permitindo alcançar – através dos anúncios – aquelas pessoas que realmente podem se interessar pela empresa.

Todas essas mudanças estão alinhadas também com o conhecimento que essas plataformas reúnem de seus usuários. Muitas delas acontecem a partir da análise de como as pessoas usam as redes sociais.

Recentemente o Facebook anunciou, por exemplo, que posts com chamadas explicitas para cliques (clickbait) e interações serão penalilzados. Isso porquê, de acordo com a rede, esse tipo de prática resultava em menores taxas de adesão pelo público. ( Sim, você não poderá mais postar campanhas do tipo “clique”, “curta” ou “compartilhe”).

E, polêmicas à parte – há quem acredite que todas essas mudanças são apenas formas de reduzir as possibilidades orgânicas de marketing e engajamento nas redes – o fato é que, se você trabalha nesses canais, precisará saber o que está acontecendo para tomar uma atitude.

São tantas atualizações que – a gente sabe – nem sempre é fácil ficar por dentro de todas. Assim, muitos profissionais acabam sendo surpreendidos quando elas são lançadas. Mas é possível se inteirar e acompanhar o que pode mudar nesses canais. Veja como fazer isso, na prática.

Acompanhe sites e canais especializados

Por ser uma peça peça fundamental para qualquer empresa que pretende se destacar no mercado, o marketing digital se tornou um assunto amplamente debatido, pesquisado e estudado pelos profissionais e empresas da área. E algumas delas são verdadeiros portais de conteúdo para quem quer estar sempre atualizado na área.

Mas, se você quiser buscar essas atualizações direto da fonte, vale a pena acompanhar os canais oficiais das redes sociais. O Facebook, por exemplo, possui uma Central de Ajuda completa para o usuário, além da Comunidade e Central de Ajuda para Anunciantes, especificamente na aba Notícias.

Assim como o Facebook, o Instagram também conta com sua Central de Ajuda e canal específico para empresas, o Instagram for Business. Neste post, contamos tudo sobre essa ferramenta do Instagram para Empresas.

No Twitter, acontece o mesmo. Além da sua Central de Ajuda, a rede possui um blog oficial rico em dicas e um canal específico para empresas. A página do Twitter dedicada ao Marketing também traz insights valiosos para as empresas que usam a rede. O LinkedIn também tem seu blog, uma Central de Ajuda e um canal focado em marketing para empresas.

Assinar newsletter de blogs sobre marketing

Não são apenas os canais oficiais que se apresentam como fontes importantes sobre marketing digital e atualizações das redes sociais. Os blogs também têm um papel fundamental nisso. Por isso, é interessante assinar as newsletters desses canais para se manter sempre informado.

Muitos desses blogs são desenvolvidos por empresas que atuam no setor, portanto, eles detém um conhecimento refinado sobre o que acontece nas rede sociais. Assim, podem oferecer análises, reviews, dicas e antecipar novidades, o que permite se preparar e desenvolver o marketing. Os blogs da Rock Content, Hubspot e Resultados Digitais são também ótimas fontes de conteúdo sobre marketing digital.

Ative as notificações do Google News

Nós ativamos as notificações do Google News para todos os assuntos que queremos monitorar. E isso inclui cada rede social. Uma dica legal é ativar as notificações para outras localizações também, já que muitas das atualizações chegam primeiro em outros países. Fazendo isso, você receberá diretamente na sua caixa de e-mail (tem que ser uma conta gmail), todas as notícias relacionadas aos termos que você monitora.

Para ativar as notificações, acesse o Google News, clique em “Gerenciar Seções” e inclua os termos de pesquisa que te interessam.

Tenha uma boa ferramenta de gestão de redes sociais

Você deve estar se perguntando como essas ferramentas podem te ajudar a ficar atualizado, certo? Bom, além do blog e canais próprios para clientes, boas ferramentas de gestão promovem contínuas otimizações para adequar suas funcionalidades às novas possibilidades de cada rede social.

Se o Facebook passa a permitir conteúdos em um formato diferente, por exemplo, as chances da sua ferramenta te mostrar isso são bem grandes.

Mas, além de te ajudar nessa atualização, as ferramentas de gestão de redes sociais permitem que você controle vários perfis em diferentes redes com muito mais facilidade. Sem essas plataformas, fica difícil administrar o fluxo de informações e conteúdos que precisam ser gerados, monitorados, analisados e aperfeiçoados.

 


Informações:
Stephanie Van Sebroeck

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