PINTEREST: época de Carnaval aumenta o engajamento de usuários e marcas

Com o Carnaval se aproximando rapidamente, os brasileiros tornaram o Pinterest um destino para descobrir ideias sobre qual a melhor forma de celebrar a data.

Carnaval e Pinterest

Foto: Bamba Experience

Na verdade, o Pinterest viu os usuários no Brasil aumentarem significativamente a busca e a seleção de ideias para Carnaval, em todas as categorias, a partir de 2 de janeiro. Este ano, os brasileiros estão salvando mais de 10 vezes o número de ideias relacionadas ao Carnaval no Pinterest em comparação com o ano passado.

A cada mês mais de 200 milhões de pessoas ao redor do mundo, usam o Pinterest, uma ferramenta de descoberta visual, para encontrar ideias para experimentar de tudo – desde o que cozinhar, o que vestir e como decorar suas casas. No Brasil, um dos mercados que mais rapidamente cresce, o número de usuários de Pinterest dobrou no último ano com mais de 6 milhões de ideias salvas no Brasil todos os dias.

Estilo, beleza, comida, decoração de casa e DIY são as principais categorias no Pinterest para inspirar pessoas a descobrir ideias úteis aos seus interesses. Como as pessoas no Pinterest tem um alto grau de intenção e estão examinando ou inclinados a comprar enquanto procuram por ideias, marcas e influenciadores podem se conectar com pessoas que estão genuinamente interessadas em seu conteúdo ou produtos.

Marcas combinam naturalmente com o Pinterest – há um forte alinhamento entre negócios e usuários de Pinterest que você não vê em outros serviços. Negociadores querem suas ideias em frente aos usuários de Pinterest e pessoas no Pinterest estão com a mente aberta e receptivas para essas marcas e ideias.

Durante os dias de Carnaval, há uma oportunidade única – especialmente para marcas de varejo e beleza, que são as principais categorias mais procuradas nessa época – para alcançar um grande número de usuários de Pinterest no Brasil já que a plataforma viu um aumento significativo no nível de engajamento. Marcas como Moda it, Natura, e Tudo Gostoso são exemplos de como marcas estão criando boards temáticos de Carnaval para inspirar consumidores a descobrirem ideias para colocar em prática e até mesmo usuários entusiasmados que estão criando boards temáticos.

Nesta época, as principais buscas relacionadas a Carnaval no Pinterest no Brasil são:

  • Fantasias de Carnaval
  • Maquiagem de Carnaval
  • Decoração de Carnaval
  • Bolos de Carnaval
  • Máscaras de Carnaval
  • Itens vintage de Carnaval vintage
  • Artes e artesanatos de Carnaval
  • Frases de Carnaval
  • Jogos de Carnaval
  • Tatuagens de Carnaval

Pequenas e médias empresas (PMEs) em particular também se beneficiam com sua presença no Pinterest durante o Carnaval, isso porque a plataforma permite que elas tenham acesso a um grande público que está buscando ativamente por ideias únicas e específicas. Muitas dessas PMEs já estão recebendo muito tráfego para seus sites organicamente vindo do Pinterest. Por serem mais ágeis e conseguirem se mover mais rapidamente que grandes empresas, as PMEs estão aptas para testar e interagir o conteúdo que estão salvando no Pinterest para determinar o que gera maior engajamento.

As PMEs oferecem produtos únicos, serviços e ideias que ajudam as pessoas a trazerem possibilidades para a vida. Muitas indústrias como decoração de casa, moda e alimentação são ainda muito fragmentadas com muitos negócios no mercado. Em função do Pinterest ser muito forte nessas categorias, a plataforma pode fornecer uma ótima exposição para as PMEs cuja as empresas estão alinhadas com esse conteúdo.

Considerando que o Carnaval é um dos principais momentos no Pinterest no Brasil entre todos, diferentes cidades tem vários temas que são tendências. Em São Paulo, o Pinterest viu seus dados indicarem tatuagens de Carnaval como uma alta tendência comparado com Rio de Janeiro onde os usuários estão buscando fantasias de Carnaval Caribenho. No Recife, os usuários de Pinterest estão procurando por maquiagem com glitter, e em Salvador eles estão procurando amplamente por fantasias de sereia. Com este conhecimento regional nestas datas, Pinterest pode ajudar as PMEs a focar em criar o conteúdo que vai receber um maior engajamento.

GUIA – PINTEREST PARA EMPRESAS:

O Pinterest pode ajudar empresas a:

  • Contar a história da marca
  • Se relacionar com consumidores por toda a sua jornada, de inspiração a ação
  • Impulsionar resultados-chave de negócio, incluindo awareness, aquisição e retenção de clientes

Começando no Pinterest

  1. Adicione o botão Salvar ao seu site (mobile e desktop), tornando mais fácil para seus consumidores salvarem seus produtos e conteúdo nos boards do Pinterest
  2. Crie seu perfil: isso é fácil – você só precisa de uma foto de perfil (que pode ser seu logo ou uma imagem dos seus produtos ou serviços), uma descrição do seu negócio com o seu site, informações de contato e localização. Se você já tem uma conta pessoal, é fácil convertê-la em uma conta empresarial, que é definitivamente melhor para fins de marketing, já que possui recursos extras, como Pinterest Analytics e Pinterest ads.
  3. Crie seus boards: seus boards permitem que você salve e organize seus Pins. Você pode criar seus boards para categorizar seus Pins por produto, por assunto, por segmento de público, como for melhor para o seu negócio. Um ou dois boards são suficientes para começar, mas não há limites para boards.
  4. Adicione Pins aos seus boards: ótimos Pins precisam ser visualmente atraentes, claros e relevantes, com descrições úteis. As principais dicas criativas são:
    • Deixe na vertical: Seus Pins devem sempre ser na vertical.
    • Descrições detalhadas: Descrições detalhadas e positivas dão às pessoas a informação que eles precisam para decidir se o Pin interessa. Também podem incluir palavras-chave que tornam o Pin mais provável de aparecer em resultados de pesquisas.
    • Instruções: Instruções passo a passo e outros tutoriais ajudam a explicar projetos complicados e facilitam para que as pessoas realizem suas ideias. Às vezes, isso pode ser feito com imagens de passo a passo, e outras vezes a descrição apenas diz como fazer ou avisa que você pode clicar para ver o tutorial completo.
    • Listas: As listas curadas são muito populares no Pinterest porque elas facilitam o trabalho na busca por dicas perfeitas, produtos e mais. Por exemplo, “10 dicas de maquiagem que toda mulher deveria saber”
    • Sobreposição de texto: A sobreposição de texto pode dar às pessoas lições rapidamente – principalmente quando a finalidade de um Pin não fica óbvia apenas com a imagem. Minimize a quantidade de texto na imagem, no entanto, e se tiver, que faça parte do design. Certifique-se que todo o texto é grande o suficiente para ler facilmente no celular, ou em uma tela de grade. Certifique-se que seus Pins não se pareçam com banners de anúncio – evite bordas e blocos de logos/texto.
    • Seja consistente: Reforce o reconhecimento de marca, usando cores e estilos consistente. Use Rich Pins sempre que possível para que sua marca fique no Pin à medida que ele é salvo por outras pessoas no Pinterest.
  5. Verifique seu analytics: use o Pinterest Analytics para ter insights sobre o que funciona melhor, para que você possa refinar sua estratégia e ter melhor desempenho.
  6. Patrocine seus Pins: Pins Patrocinados permitem que você pague para ter seus melhores Pins exibidos para o público mais relevante para o seu negócio. É uma maneira altamente eficiente e econômica de criar awareness sobre sua marca e gerar vendas.

 


Informações:
SMARTPR

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