Smartphones que carregam em 5 minutos estarão a venda ano que vem, diz startup

Smartphones com baterias que conseguem carregar em cinco minutos poderiam estar disponíveis para os consumidores no próximo ano. É o que estão dizendo.

Foto via Timedotcom

A tecnologia foi exibida pela primeira vez em 2015, quando a startup israelita StoreDot demonstrou o produto na CES Show, uma das maiores exposições de tecnologia do mundo.

O executivo-chefe Doron Myersdorf disse à BBC que a produção está prevista para começar no início de 2018. Em 2015, Myersdorf disse à BBC que a bateria de sua empresa continha materiais que permitiam reações “não tradicionais” e a transferência inusitadamente rápida de íons de um ânodo para um cátodo – o processo elétrico que carrega uma bateria.

O projeto envolve nanomateriais, que possuem estruturas extremamente pequenas, e compostos orgânicos “não nomeados”. Algumas versões da bateria eram mais grossas do que a maioria das baterias de smartphones na época, mas agora o CEO da StoreDot afirmou que o produto está pronto para o mercado. “Vamos carregar um smartphone em cinco minutos”, disse ele.

“Permaneça cético”

No entanto, Ben Wood, analista de tecnologia da CCS Insight, disse que tem dúvidas sobre a eficiência desse produto.

Apesar de não estar convencido, Wood admitiu que se a bateria funcionasse como planejado, então poderia ser um momento importante na indústria. “Eu diria que a experiência me ensinou a permanecer sempre cético.”, disse Wood à BBC.

Baterias rápidas para veículos elétricos

Por mais incrível que possa parecer, a startup StoreDot também revelou esta semana uma bateria de carro elétrico que levaria em torno de cinco minutos para recarregar. Uma demonstração da tecnologia foi dada na Cube Tech Fair em Berlim – embora a breve apresentação tenha terminado antes que a bateria estivesse 100% carregada.

“Nós não temos contratos ainda, mas estamos trabalhando com empresas de automóveis para desenvolver a bateria – isso levará mais três anos para estar na estrada”, disse Myersdorf.

Por outro lado, a empresa de veículos elétricos Tesla diz que sua tecnologia de carregamento Supercharger leva 75 minutos para carregar completamente a bateria de um de seus carros.

“Os consumidores querem que o tempo de recarga de um veículo elétrico seja semelhante a abastecer no posto de gasolina”, disse Joe Kempton, analista da Canalys. Mas aplicações reais dependem de “se a tecnologia pode ser produzida em uma escala suficientemente grande e com o custo certo”, acrescentou.

Via BBC

Deixe seu comentário

comentários