Como uma startup brasileira se tornou a marca mais engajada no Facebook no País

Estudo da Socialbakers, empresa especializada na análise das redes sociais, revela que agência online de viagens líder nacional é marca brasileira mais engajada no Facebook

O Hotel Urbano (www.hotelurbano.com) é referência quando o assunto é redes sociais. Não por acaso, a agência online de viagens possui a maior página em todo o mundo de uma marca no setor de viagens dentro do Facebook com mais de 12 milhões de seguidores, bem como já conquistou diversos reconhecimentos na área. Nos últimos meses, no entanto, a startup realizou um feito talvez ainda mais impressionante ao se consolidarcomo a marca brasileira mais engajada no Facebook, de acordo com estudo da Socialbakers, empresa internacional especializada na análise das redes sociais. E mais: mensalmente, o Hotel Urbano alcança mais de 100 milhões de pessoas de forma orgânica dentro do Facebook, a maior rede social do mundo, com 2 bilhões de usuários.

Líder nacional no mercado online de hospedagem, o Hotel Urbano vive seu melhor momento. Apesar do cenário macroeconômico desafiador, a startup superou o faturamento de 2016 em menos de oito meses, registrou lucro no ano – feito raro entre as empresas pontocom nacionais – e ganhou Prêmios de Melhor Empresa Para Se Trabalhar (GPTW) e Melhor Atendimento ao Consumidor (ReclameAqui). Em 2014, por exemplo, o Hotel Urbano foi reconhecido pelo prêmio Skifties como a “Melhor empresa jovem de turismo em Mídias Sociais”. O evento premiou as empresas de turismo pela excelência no uso das redes sociais, a relevância do conteúdo publicado, como o mesmo engaja a comunidade e de que forma a presença das marcas nas redes inspira e converte seguidores a clientes.

“Nosso alcance orgânico é alto porque o algoritmo do Facebook vai sempre considerar o engajamento das pessoas com a página. Esse alcance se traduz em um melhor resultado nos canais de performance, mas sobretudo em um aumento do tráfego direto a longo prazo”, afirma João Ricardo.

Link: https://www.socialbakers.com/resources/reports/brazil/

Confira algumas das táticas que ajudaram a transformar o Hotel Urbano na marca brasileira mais engajada no Facebook com milhões de interações orgânicas mensais de acordo com o estudo da Socialbakers, empresa especializada na análise das redes sociais.

1. Inspirar e encantar os viajantes

“Ao contrário de outras companhias que são muito robotizadas e procuram “empurrar” vendas e produtos pelo Facebook nossa estratégia é encantar e inspirar pessoas com um conteúdo bacana e humano”, afirma João Ricardo Mendes, fundador e CEO do Hotel Urbano. “É como se conversássemos com metade da internet brasileira todos os meses, essa “conversa” tem como consequência um estreitamento no relacionamento. E é assim que vemos o Facebook, como um canal que podemos encantar e estreitar o relacionamento com atuais e potenciais viajantes”, afirma João Ricardo.

2. Transmissões ao vivo ao redor do mundo

Dentro dessa proposta, a empresa tem inovado com diversas transmissões ao vivo dentro da rede social. Hotel Urbano transmitiu ao vivo diversas festas do Réveillon 2018 ao redor do mundo, como Honolulu, no Havaí, Rio de Janeiro, no Brasil, e Lisboa, em Portugal. Em outro exemplo, transmitiu também ao vivo trechos dos shows do Viva Mais Música, projeto da Som Livre em parceria com o Hotel Urbano, que leva alguns dos principais nomes da música nacional como Victor & Leo, Alexandre Pires, Sorriso Maroto, César Menotti & Fabiano, Wanessa Camargo e Tiago Iorc para apresentações nos principais resorts e hotéis de todo o País.

3. Cada comentário conta

Dentro do Hotel Urbano as redes sociais são vistas como uma oportunidade de comunicação com o cliente. Elas se diferem de um canal de mídia tradicional, pois o consumidor também tem voz. E a página do Hotel Urbano no Facebook é aberta para que qualquer usuário possa fazer comentários. E a startup dispõem de uma equipe que interage com os seguidores, respondendo os comentários, passando para outras áreas alguma sugestão e, no caso de uma eventual reclamação, o objetivo é garantir que o Viajante HU fique 100% satisfeito. O comércio propriamente, ou seja, a venda dos produtos e pacotes é uma consequência natural desse relacionamento.

4. Humano até nos mínimos detalhes

As redes sociais foram feitas para pessoas se relacionarem. Tento isso em mente, o Hotel Urbano acredita que o mais importante é criar um vinculo afetivo com seus seguidores, ser humano até nos mínimos detalhes. Por isso é importante não enfeitar demais cada post e imagem compartilhada na rede social, de forma a priorizar a relação humana e, por vezes, até fugir de uma pegada muito institucional. Manter contato e não deixar a conversa morrer é muito importante no dia a dia da vida online de uma marca. Além disso, um bom relacionamento gera frutos: a fidelização de clientes antigos e a captação de novos.

SOBRE O HOTEL URBANO

Sempre tendo por princípio oferecer a melhor experiência não apenas de compra online, mas de viagem, aos seus clientes, o Hotel Urbano nasceu em janeiro de 2011. Com a missão de inspirar e transformar vidas por meio de viagens, a agência online de viagens já gerou milhares de empregos diretos e indiretos, fomentou novos destinos e auxiliou no desenvolvimento de pequenos e médios empreendedores. Durante os últimos anos, o Hotel Urbano vendeu milhões de diárias para viajantes de todo o Brasil. Nos próximos anos, planeja vender algumas dezenas de milhões de diárias para viajantes não apenas brasileiros, mas dos maiores países da América Latina.

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