Comunicação Interna e como ela pode motivar suas equipes

Para motivar equipes, o alinhamento frequente de informações, uma comunicação interna eficiente, uma cultura organizacional bem definida e um bom ambiente de trabalho contam mais do que altos salários.

Comunicação interna

Foto: rawpixel.com

Por essa razão uma comunicação interna estruturada se mostra muito eficiente na motivação e engajamento dos funcionários e consequentemente no resultado efetivo das empresas.

Júlia França, especialista em comunicação da Woli, empresa referência continental em ensino corporativo à distância, preparou algumas dicas para que a comunicação interna ocorra de forma correta e efetiva. Confira abaixo:

Atenção à linguagem

Para que não haja ruído, vale optar por uma mensagem clara, objetiva e eficaz já que o uso de termos técnicos, linguagem estrangeira e outros fatores podem impedir que a comunicação seja totalmente compreendida;

Objetividade

Seja direto em cada comunicado. Se tiver vários assuntos para abordar, muitas vezes é melhor dividir em avisos separados. As pessoas tendem a assimilar melhor informações mais objetivas e diretas.

Comunicação interna clara

As regras e cultura organizacional devem ser sempre muito claras e valer igualmente para todos. A sensação de privilégio ou favoritismo pode ser tóxica para a motivação do grupo todo.

Ouça

Mantenha um canal aberto para receber dúvidas e compartilhar experiências. Motivar os colaboradores é mais simples do que pensamos, desde que a comunicação ocorra da forma correta. É impossível manter alguém motivado sem ouvir e entender o que o desmotiva.

A partir do momento em que você investe no endomarketing, passa a valorizar os funcionários, abre caminho para compartilhar experiências, dúvidas, além de melhorar a qualidade de vida dentro da sua empresa.

Comunicar é relacionar, compreender e entender sua equipe. Uma boa comunicação faz a união e a união faz força. Assim sua empresa alcançará o sucesso!

 


Informações:
Woli

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