Pesquisa revela marcas mais lembradas como as patrocinadoras da Copa do Mundo 2018

Pelo menos 2/3 dos brasileiros irão assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo.

Copa do Mundo e Marcas

Foto via Alagoas 24 Horas

É o que revela a mais nova pesquisa de opinião realizada pela Hello ainda no início do mês de maio, a praticamente um mês do início da Copa do Mundo.

Mais de 90% dos entrevistados demonstraram interesse pelo evento, que vai contar com o acompanhamento assíduo de pelo menos 35% do público brasileiro. Entre os homens, chega a 42% aqueles que dizem que acompanharão todos os jogos, enquanto entre as mulheres a proporção chega a 28%.

Marcas patrocinadoras

Por conta da grande audiência em todo o mundo, o evento recebe patrocínios e parceiras importantes de marcas globais como Budweiser, McDonalds, Adidas, Coca-Cola, Hyundai e Visa. No Brasil, outras marcas também investem em patrocínios da seleção, de clubes de futebol, de campeonatos e também de transmissões esportivas, e acabam conseguindo grande destaque na cabeça do consumidor como marcas ligadas ao futebol. Por isso, a pesquisa procurou entender quais marcas o público espontaneamente reconhecia como patrocinadora oficial da Copa.

“A pesquisa deixa claro que o público brasileiro já superou o vexame da última Copa e pretende assistir e apoiar a seleção durante seus jogos. Sobre patrocínio, percebemos os brasileiros reconhecem boa parte dos patrocinadores oficiais, mas ainda existe uma alta parcela que não sabe diferenciar patrocínio do evento ao patrocínio da seleção brasileira e dos próprios jogadores verde-amarelo.” – aponta Davi Bertoncello – CEO da Hello.

Marcas patrocinadoras ou parceiras da seleção brasileira como Vivo, Itaú, Nike e Guaraná Antarctica aparecem bem posicionadas junto a os patrocinadores oficiais da Copa. Outras marcas tiveram de 4% a 1% das menções espontâneas dos entrevistados da pesquisa.

Com 4% apareceram Ambev, Claro e Samsung. Com 3% ficaram a Brahma, Caixa, Heineken, Antarctica, Banco Brasil e Skol. Com 2%, Mastercard, Sony e Gilette. E fechando a lista apareceram Fifa, Petrobras, Tim, Santander, Puma, Emirates, Gol, Sadia, Johnson, Renault, Oi, Rolex, Nissan, Nestlé, Tam e Ford com 1% de menções.

A pesquisa ainda procurou entender quais setores do mercado o público brasileiro entende que representam melhor a Copa do Mundo. As marcas esportivas, os bancos e as companhias aéreas foram os principais destaques.

Comparativo 2014

Em 2014, ano em que o mundial de futebol foi realizado no Brasil, a pesquisa realizada pela Hello junto a cerca de 1000 pessoas em mais de 70 cidades brasileiras e nas cinco regiões do País, a Coca-Cola também liderava no quesito lembrança de marca entre patrocinadores oficiais, com 32% no geral. Entre as dez marcas mais lembradas, apenas três eram realmente parceiras oficiais do evento: Coca-Cola, Itaú e Adidas.

Na segunda posição em lembrança espontânea, um claro exemplo de confusão do consumidor associado ao poder de imagem de marca. A Nike, que sequer figurava entre os patrocinadores oficiais do evento, teve 18% de lembrança total. Em 3º lugar no geral um empate técnico entre 4 dos maiores bancos do país – Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. A curiosidade é que, destes, apenas o último (Itaú) era de fato, patrocinador oficial da Copa no Brasil.

Informações por Hello

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