Os desafios corporativos da Geração Y

O Barômetro 2016: Bem-estar no Trabalho, pesquisa global encomendada pela Edenred, detentora da marca Ticket, para medir o nível de bem-estar no trabalho, identificou os principais desafios corporativos enfrentados pela geração Y, formada por jovens que nasceram entre os anos 80 e 90.

Foto via Startup Stock Photos

A primeira fase da pesquisa deu ênfase ao comportamento e às preferências dos trabalhadores no ambiente corporativo. Nessa etapa, o estudo se aprofundou no comportamento dos jovens trabalhadores que cresceram paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia.

[expand title=”Continuar lendo”]

Dos 265 entrevistados da geração Y, 40% afirmam que sua principal preocupação em relação ao mercado de trabalho é o nível de salário, que está abaixo do esperado. De acordo com a pesquisa, esse também é o maior desafio para 42% dos profissionais acima de 30 anos.

Em segundo lugar, o motivo que mais preocupa a geração Millenials é a sua permanência na empresa. Por conta do cenário econômico do país, 36% dos jovens profissionais mostram-se receosos em relação a possibilidade de perder o emprego. Dos 802 entrevistados com mais de 30 anos, esse número alcança 40%.

O menor índice de preocupação está relacionado ao tempo que os entrevistados gastam no ambiente de trabalho. O levantamento aponta que 24% dos entrevistados da geração Y afirmam que passam muito tempo trabalhando e, para eles, isso é negativo. Dentre os entrevistados mais velhos, apenas 18% apresentam essa preocupação.

“Na segunda fase do estudo, observamos que, apesar da diferença de idade e da forma como as gerações se relacionam com o mercado de trabalho, as reações diante dos desafios e os parâmetros de avaliação são muito semelhantes, embora apresentem leve variação. Entender esse cenário é essencial para a gestão de talentos. Quando os líderes compreendem as necessidades de seus colaboradores, podem atuar de forma mais efetiva no desenvolvimento e na retenção da equipe”, comenta Juliana Konevalik, Coordenadora de Estratégia e Marketing de produto da Ticket.

[/expand]

Deixe seu comentário

comentários