4 dicas de gestão para melhorar seu negócio

Uma boa gestão é indispensável para qualquer negócio ter sucesso. Sem isso, a empresa acaba perdendo totalmente o foco em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Gestão para o seu negócio

Foto: Rawpixel

No fim das contas, as chances de sobrevivência, crescimento e sucesso são consideravelmente menores. Para evitar que se chegue a essa situação, o foco deve estar na melhora da gestão.

A boa notícia é que esse não precisa ser um processo difícil para a empresa. Veja 4 passos:

1. Controle as finanças

A gestão de qualquer negócio passa por um bom controle financeiro. É ele que garantirá que a empresa tenha dinheiro para manter suas operações ou realizar investimentos, assim como dirá como acontecem suas movimentações financeiras. Não controlar as finanças é sinônimo de não as conhecer.

Para fazer um bom controle financeiro, portanto, é preciso que você faça um fluxo de caixa, por exemplo. Ele é uma ferramenta que registra e representa todas as entradas e saídas financeiras do negócio. Feito diariamente, o fluxo de caixa é capaz de mostrar à gestão como ocorrem as movimentações de capital ao longo do período e quais são as necessidades específicas da empresa.

O controle financeiro também deve incluir o planejamento de redução de custos. Para que outros resultados não sejam afetados, porém, é importante que essa redução de custos não implique na redução da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao cliente. Mapeie processos, identifique gargalos e invista em melhorias que possam diminuir os custos.

2. Otimize processos na gestão

Uma boa gestão de negócios também é aquela que faz com que o empreendimento funcione da melhor maneira possível. Assim, se sua empresa tiver processos falhos ou mal elaborados, o resultado não será percebido apenas em forma de perda de dinheiro, mas também de qualidade e de tempo.  

Desta forma, a otimização de processos é uma das protagonistas da melhoria de gestão, já que leva a uma equipe com rendimentos melhores, a menores custos, alavancando também a experiência do cliente.

É importante mapear e destrinchar esses processos e entender seu funcionamento, por que eles estão na empresa. Conheça também quais são os maiores desafios de um processo. É evitar desperdícios, atingir o padrão de qualidade ou ter um tempo reduzido de produção? Ao fazer isso, você entenderá melhor o que está impedindo o processo de melhorar.

3. Gerencie e controle o estoque e as compras

Dois setores cruciais para o sucesso da sua empresa são o de estoque e o de compras. Se um dos dois (ou os dois) não estiver funcionando, a empresa tende a experimentar desabastecimento e perda de vendas simplesmente por não ter os produtos nas prateleiras. Um estoque grande demais também pode levar a furos e produtos encalhados, enquanto um setor de compras ineficiente consegue negociações menos vantajosas e frequentemente mais caras para a empresa.

É necessário manter um controle de estoque que seja capaz de identificar todos os produtos que entram e que saem do negócio, quantos desses produtos estão armazenados, o valor pelo qual foram comprados e muito mais. Isso é essencial, porque apenas acumular os produtos em um local da empresa não vai trazer qualquer benefício para o negócio, além de aumentar as chances de desperdício. Se os artigos forem perecíveis ou se puderem se tornar obsoletos, é ainda mais importante monitorar atentamente o fluxo de entrada e de saída com um bom controle de estoque.

E por falar em controlar o estoque, também é relevante que o giro do estoque seja conhecido. Se o produto tiver um alto giro, significa que ele entra no estoque, fica pouco tempo e sai por ter sido vendido. Em alguns casos, a mercadoria é vendida antes mesmo de entrar no sistema! Já um produto com baixo giro é aquele que passa dias, semanas ou até meses nas prateleiras, precisando, portanto, de uma atuação diferenciada para que sejam vendidos, ainda que mais baratos.

Ter esse conhecimento é importante para que o setor de estoque dê feedback ao setor de compras, indicando o que tem boa saída e o que não.

4. Faça um planejamento estratégico

Não é possível chegar em um tesouro sem ter um mapa. No caso do seu negócio, esse mapa para chegar até o sucesso vem em forma de planejamento estratégico, que serve para indicar qual é o caminho a ser seguido. Sem esse tipo de planejamento, sua empresa está lançada à própria sorte, o que, em um mercado competitivo, pode ser até mesmo fatal.

Para saber aonde o negócio quer ir é preciso, primeiramente, conhecer onde ele está, qual a situação da empresa e quais são os desafios por ela enfrentados. Se a empresa está estagnada, o desafio é o crescimento. Se, por outro lado, o negócio está crescendo rápido demais, certamente o desafio mora na garantia do sustento dessa nova realidade. Uma empresa que esteja experimentando um revés financeiro e de faturamento, por sua vez, tem o desafio de se manter competitiva e lucrativa no mercado.

Depois disso, é importante definir os objetivos, que são os pontos finais, e as metas, que funcionam como paradas no caminho. É necessário lembrar que os objetivos e as metas devem ser específicos para a necessidade da empresa, podendo ser definidos, inclusive, de acordo com cada setor do negócio.

 


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