Empreendedores e tecnologia: pesquisa revela futuro dos negócios

O acesso facilitado à Internet e às tecnologias cada vez mais intuitivas tem inspirado o surgimento de novos negócios online, da mesma forma fomentado uma forte presença digital de empreendimentos, concluiu pesquisa global realizada pela GoDaddy, plataforma de cloud dedicada a pequenos negócios e empreendedores independentes, em parceria com a Morar Research.

Foto: Pixabay / Janeb

Foto: Pixabay / Janeb

Participaram da pesquisa “Future of Work” cerca de 7 mil empreendedores, 2.500 operadores de pequenas empresas, em 11 países (Austrália, Brasil, China, Canadá, Hong Kong, Índia, México, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia e Cingapura).

Em relação ao Brasil, cerca de 80% dos entrevistados acreditam que mudanças na economia trazidas pela tecnologia facilitaram o empreendedorismo e os negócios. O levantamento também busca entender a  percepção tecnológica entre as diferentes gerações.

Segundo o estudo, 38% dos jovens da chamada Geração Y acredita que as mudanças econômicas trazidas pela tecnologia facilitaram o empreendedorismo e os negócios, enquanto 49% dos Baby Boomers e 45% das Geração X concordam com a afirmação.

Outro número reflete que a maioria das pessoas já assumiu a importância da tecnologia e a presença online para os negócios. 70% dos respondentes afirmaram que sites e mídias sociais são os canais mais atraentes para conectar-se com seus clientes, mas apenas 12% consideram registrar um domínio para suas marcas como canal primário para estabelecer uma presença online.

A pesquisa revelou que empreendedores brasileiros estão confiantes com a própria administração da tecnologia, ao constatar que 64% dos respondentes, de todas as gerações, preferem manuseá-la eles mesmos, assim como manter atualizados seus sites.

Quando separados por geração, o levantamento mostra que 71% dos empreendedores da Geração Y preferem fazer por conta própria, enquanto 51% dos Baby Boomers escolhem a mesma opção.

Isso pode acontecer devido à familiaridade que a Geração Y sente em relação à tecnologia em geral, tendo crescido em ambiente com acesso à Internet e novidades digitais.

Por outro lado, Baby Boomers tendem a pedir mais ajuda: 23% pede para um familiar ou amigo ajudar com as tecnologias do negócio online, contra apenas 9% da Geração Y.

Quanto à contratação de profissionais web, a inclinação é a mesma nas duas gerações: 14% de ambos preferem contratar um profissional para o gerenciamento tecnológico de seu negócio online.

Loocalizei este conteúdo no IDG Now!

Deixe seu comentário

comentários