6 erros comuns na hora de criar uma estratégia de comunicação

Por Juliana Colignesi
Foto: Content Group

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A estratégia de comunicação é indispensável para obter resultados positivos e qualificados para as marcas. O problema é que ao longo do processo de pensar e executar as ações de comunicação e marketing, alguns deslizes são cometidos e esses acabam por comprometer a performance da empresa e o engajamento dos clientes.

Conheça os seis erros mais comuns cometidos durante o processo de estratégia e execução da comunicação empresarial.

1. Tentar usar formulas prontas

Quando o assunto é estratégia de comunicação e ativação da marca, não adianta achar que formulas que já funcionaram para outras empresas vão funcionar para você. Existem sim estudos dizendo qual o melhor horário para se postar no Facebook, mas nem sempre o horário de maior audiência da ferramenta é o correto para a sua empresa.

É importante observar o negócio e respeitar a estratégia de comunicação. Feito isso está na hora de fazer alguns testes e conhecer o que funciona para cada marca. O primeiro erro é sempre o lugar comum. Fuja dele e de profissionais que implementam estratégias prontas.

2. Não conhecer ou subestimar seu público

O segundo erro está diretamente ligado ao primeiro. Conhecer seu público e saber quem exatamente você quer atingir é fundamental para que a estratégia de comunicação funcione.

Não adianta dizer que todos podem ser clientes da sua empresa ou consumir o seu produto. Existe um público alvo, sempre existe! Conhecer esse público é o primeiro passo para identificar onde você vai encontra-lo e qual linguagem deve usar para conversar com ele. Portanto, crie suas personas.

3. Superficialidade e pouco conteúdo nas postagens

Seja no Facebook, blog, mídia tradicional, impressa, online, etc. A informação deve ser a palavra de ordem. Superficialidade, generalizações, inutilidades irão fazer sua campanha fracassar. Você só tem a ganhar quando compartilha e divide o conhecimento. Claro, que isso não significa que você deva ser extenso ou complexo. Ensine de maneira simples, didática e rápida. Mostre o caminho realmente ao invés de apontar apenas.

4. Estar sempre atrasado nos canais e novos conteúdos

Esse é outro erro muito comum, principalmente se a sua persona for da geração Millennial. No mundo atual, as coisas mudam com uma rapidez quase que inacreditável, sei que é difícil para nossa geração acompanhar essas mudanças. Mas não adianta entender o funcionamento das ferramentas quando elas deixarem de ser a bola da vez. E acredite isso acontece do dia para a noite.

5. Esperar por resultados rápidos

Comunicação constrói relacionamento e, sejamos sinceros, relacionamento não se faz de um dia para o outro. Leva tempo, esforço, os canais corretos, muita inteligência e estratégia, além de ações e interações assertivas com o público.

Portanto, não adianta achar que o lead vai entrar no seu funil de vendas e ser convertido com pouco esforço. Ele vai precisar caminhar ao longo das camadas do funil até realmente se tornar cliente.

6. Não mensurar

Esse deve ser o erro mais comum e também o mais difícil de ser combatido. Afinal medir o impacto e resultado da comunicação é algo complicado. Mas se você não mensurar sua campanha nunca vai saber se ela está indo pelo caminho certo, ou se as ações e tentativas estão sendo em vão. Incluir as metas e resultados esperados no inicio do planejamento serão indicadores de desempenho. É fundamental saber se a estratégia de comunicação está atendendo a estratégia do negócio.

Parece difícil, complexo e trabalhoso. Não vou mentir, realmente é! Mas na era da informação saber se comunicar é o primeiro passo para o sucesso!

Juliana Colignesi é jornalista na InformaMídia Comunicação, e colaboradora do Blog da PME.

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