5 formas de alcançar o sucesso financeiramente aos 30 anos

Muita gente pensa nos 30 anos como a idade do sucesso. É a época em que se espera estabilidade na vida pessoal e profissional, além de uma extensa coleção de carimbos no passaporte.

Foto via Pavel Kunitsky/Pexels

Mas e se não for bem esse o caso? Segundo o estudo Projeto 30, conduzido em 2016 pela empresa Pesquisaria, a expectativa de estar financeiramente estável para realizar tais sonhos aos 30 tornou-se realidade para apenas 18% da classe A e 14% da classe B no Brasil. A pergunta é: por quê?

Para o economista Fausto Cheida Curadi, da InterInvest Investimentos, de Blumenau (SC), a resposta está na organização e nas escolhas que se faz nessa idade. Ele explica que, com pequenas mudanças de hábito no departamento financeiro da vida, a frustração de estar sempre no vermelho no fim do mês pode se transformar em saldo positivo. O especialista aponta a seguir quais são os segredos dos adultos bem-sucedidos financeiramente aos 30 anos de idade:

1. Eles sabem no que estão gastando

“É muito importante conhecer as finanças pessoais para saber para onde está indo o dinheiro e, se for preciso, reduzir os gastos. Isso gera um planejamento financeiro eficiente.”

2. Eles têm um controle de gastos por escrito

“Essa estratégia é interessante porque a pessoa visualiza seus gastos e fica mais fácil fazer o controle. Cortar pequenos gastos diários faz toda a diferença no decorrer do tempo.”

3. Eles pensam no futuro

“Muitas pessoas gastam hoje sem pensar que podem não ter dinheiro amanhã. É a mesma coisa com o passar dos anos: a casa própria, o carro novo, as férias ficam sempre em suspenso. Quem sabe cuidar do dinheiro se planeja e pensa em fazer uma previdência privada, por exemplo, para na velhice não depender somente da previdência social do governo.”

4. Eles têm um fundo de emergência

“É uma atitude esperta para o caso de algum acontecimento inesperado, como uma eventual demissão ou doença. Precisamos ter uma reserva. Um profissional autônomo, por exemplo, deve ter, no mínimo, o valor de seis meses de salário guardado.”

5. Eles diversificam seus investimentos

“É importante para diluir os riscos. Aplicar em fundos de renda fixa, multimercado, Tesouro Direto, LCI e Bolsa de Valores são boas formas de diversificar.”

Deixe seu comentário

comentários