Marketing de conteúdo e o seu futuro na comunicação, de acordo com especialista

O marketing de conteúdo não existiu sempre da forma como o entendemos atualmente.

Marketing de conteúdo

Foto: Webstudy

No passado, o mais importante era publicar um enorme volume de conteúdo, enquanto hoje o que mais importa é sua qualidade. É por isso que muitos profissionais da área e curiosos se perguntam qual o futuro do marketing de conteúdo.

O consultor de internet Rodrigo Darzi, CEO da Agência Digital IMMA e especialista na área, comenta que o marketing de conteúdo evolui junto com o que o público exige dele. “Antigamente, quando a internet começou a se popularizar, os usuários eram menos exigentes quanto ao conteúdo que consumiam. Porém, atualmente, as pessoas estão buscando mais qualidade e credibilidade”.

Se antes não existiam tantos produtores de conteúdo, hoje há uma infinidade de pessoas, marcas, empresas, veículos de comunicação e muitos outros publicando materiais online a cada segundo na internet. Tanta oferta e variedade de conteúdo fizeram com que os usuários se tornassem mais exigentes quanto ao conteúdo que desejam consumir, levando-os a não gostar mais de qualquer coisa que lhe é oferecida.

O profissional também lembra que a evolução das tecnologias fez com que o comportamento do usuário mudasse com o passar do tempo. E se, no passado, o mais importante era ter muito conteúdo escrito no site, ainda que ele não tivesse muita qualidade, atualmente a variedade de conteúdos é um diferencial importante para sites que desejam se destacar.

Rodrigo explica que o conteúdo escrito sempre será importante para os sites da internet, mas que hoje ele passou a dividir espaço com outros tipos de conteúdos, especialmente o visual. “Os vídeos estão muito valorizados, assim como os infográficos, que oferecem informações complexas de forma facilmente inteligível”, explica.

É claro que a velocidade das conexões também ajudou bastante nestas mudanças quanto ao consumo de conteúdo, assim como a intensa popularização das conexões móveis, pois fez com que os usuários tivessem sua atenção difundida, levando-o a querer consumir conteúdos mais rápidos, como é o caso do vídeo e da infografia.

Rodrigo finaliza contando que a tendência é de que o marketing digital continue seguindo os caminhos exigidos pelos usuários, mas que parece que ele vai se tornar cada vez mais visual com o passar do tempo. “O mais importante é dar aos usuários o que eles desejam, oferecendo materiais de qualidade, independente do suporte, além de estar cada vez mais atento a todas as mudanças, pois elas estão ocorrendo de forma contínua e acelerada”.

Informações pela Agência Digital IMMA.

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