Projeto “Além do Mapa” do Google dá visibilidade a favelas cariocas no Google Maps

A coleção inclui fotos panorâmicas em 360° de mais de 20 locais emblemáticos como Ipanema, Copacabana, Pedra da Gávea e outros.
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Uma semana antes de todos os olhares do mundo estarem voltados ao Rio de Janeiro, o Instituto Cultural do Google, em parceria com oito instituições culturais cariocas – Santuário Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Instituto Moreira Salles, MAM Rio, Secretaria de Conservação do Rio, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ziraldo, Instituto Elifas Andreato – leva ao ar uma coleção online totalmente dedicada à cidade maravilhosa.

A coleção, que está disponível na plataforma Google Arts & Culture, mostra um amplo panorama do Rio, contando um pouco da sua história e apresentando ao mundo o seu rico valor cultural, com um espaço dedicado às favelas cariocas – o projeto “Além do Mapa”.

A coleção inclui fotos panorâmicas em 360° de mais de 20 locais emblemáticos (como Ipanema, Copacabana, Pedra da Gávea, entre outros) com a tecnologia Street View, aproximadamente 3000 imagens entre fotografias e obras de arte, além de 43 exposições. Também é possível realizar 8 tours de realidade virtual com o Google Cardboard nos marcos do Rio e assistir vídeos que mostram uma nova geração de cariocas deixando sua marca na paisagem cultural da cidade.

Desde os mais incríveis monumentos do Rio, à história do principal porto da Baía de Guanabara, até o espetacular Teatro Municipal, que tem em seu acervo uma obra que recentemente descobriram ser criada pelo famoso artista Eliseu Visconti.

Tours com o Cardboard

Pela primeira vez no Brasil, estamos lançando um conjunto de tours virtuais, que darão uma visão completa dos locais mais emblemáticos do Rio, mostrarão a vida cultural e artística da cidade, bem como seu patrimônio histórico. Confira no app do Google Arts & Culture em dispositivos iOS ou Android.

  1. Santuário Cristo Redentor: Saiba mais sobre a história da construção do monumento com narração em áudio do Padre Omar, reitor do monumento. Ao todo, o Santuário conta com 313 fotos inéditas, 2 exposições, um Street View e um tour com o Cardboard.
  2. Secretaria de Conservação Rio: Faça um passeio através dos marcos do Rio, aprecie as suas incríveis vistas com a narração de especialistas na cidade. Ao todo, a Conservação Rio conta com 380 imagens dos mais diversos lugares do Rio, belezas naturais, monumentos e marcos históricos, 6 exposições, 13 Street Views pela cidade e um tour com o Cardboard.
  3. Museu do Amanhã: Aprenda sobre a história do porto do Rio e o entorno da Praça Mauá. Ao todo, o Museu do Amanhã conta com aproximadamente 1200 fotografias da zona portuária e da Baía de Guanabara, 8 exposições, 1 Street View e um tour com o Cardboard.
  4. Ziraldo: Deixe que o próprio Ziraldo faça uma visita guiada sobre seus desenhos e mergulhe em suas obras como nunca antes. Ao todo, são 76 obras sobre a paixão do artista pela cidade do Rio ao longo de sua carreira, 5 exposições, 104 desenhos originais capturados em altíssima resolução com a tecnologia do Art Camera, e um tour com o Cardboard.
  5. Teatro Municipal do Rio de Janeiro: Descubra todos os cantos do Teatro Municipal, caminhe pelo salão principal, passeie pelo palco, entre nos bastidores e olhe ao redor do telhado do edifício, tudo com a companhia da atriz e bailarina Anna Botafogo. Ao todo, o Teatro apresenta mais de 350 itens de seu acervo entre pinturas, fotografias, mobiliário, documentos e peças decorativas, 5 exposições, um Street View e um tour com o Cardboard.
  6. Instituto Moreira Salles: Aprenda sobre a história de um dos maiores acervos fotográficos do Brasil, com base em fotos do Rio nos séculos 19 e 20. Ao todo, o IMS conta com 4 exposições, mais de 50 fotografias, um Street View e um tour com o Cardboard.
  7. MAM Rio: Explore a arquitetura do prédio projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Affonso Eduardo Reidy e mergulhe em uma de suas peças contemporâneas. Ao todo, o acervo online do MAM Rio conta com 250 obras de arte, 3 exposições, 44 obras capturadas pelo Art Camera em altíssima resolução onde podemos visualizar até o mínimo detalhe do artista imperceptível ao olho nu, um Street View e um tour com o Cardboard.
  8. Instituto Elifas Andreato: Faça um passeio através de uma exposição sobre a música do Rio – Música Carioca – e aprenda sobre a arte da capa do álbum! Ao todo, o Instituto Elifas Andreato conta com 149 pinturas e produções gráficas criadas para capas de discos de músicos brasileiros, 10 exposições, um Street View e um tour com o Cardboard.
loocalizei-variedades-google-arte-cultura-riodejaneiro

(Foto: Divulgação)

Além do Mapa

Uma grande parte da história e cultura do Rio passa pelas favelas. Por isso, o Google dedicou uma parte especial desta coleção sobre o Rio às comunidades cariocas. O projeto Além do Mapa, que estará disponível em breve na plataforma Google Arts & Culture e no site g.co/alemdomapa, irá mostrar ao mundo um olhar único sobre a vida e a cultura das comunidades.

Para isso, foi criada uma narrativa interativa e imersiva que combina mapas, o primeiro Street View já feito em uma favela e vídeos. A experiência começa com um passeio de moto-táxi pelas ruas da favela de São Carlos em um vídeo 360º e, depois, o usuário pode fazer seu próprio caminho, navegar pelas ruas e conhecer um pouco mais dessas comunidades através das histórias de vida de alguns cariocas excepcionais.

O que é o Instituto Cultural do Google?

O Instituto Cultural do Google, junto com seus parceiros, coloca os tesouros culturais do mundo ao alcance de todos. Ele desenvolve ferramentas para ajudar as instituições culturais a darem acesso à cultura do mundo, preservar o nosso património diversificado e melhorar a experiência cultural das pessoas.

O Instituto Cultural do Google já fez parcerias com mais de 1000 instituições de 70 países, criando uma plataforma para mais de 200 mil obras de arte e um total de 6 milhões de fotos, vídeos, manuscritos e outros documentos de arte, cultura e história. As exposições estão abertas a todos, online, de graça na web e, também, no novo app do Google Arts & Culture disponível para iOS e Android.

Deixe seu comentário

comentários