Relatório global revela insights locais de Marketing de Conteúdo

Outbrain, plataforma mundial de descoberta de conteúdo, apresenta as conclusões do seu Relatório Global de Marketing de Conteúdo, criado em parceira com a Ceros, plataforma de criação e distribuição de conteúdo.

Como as mudanças locais podem afetar o marketing de conteúdo ao redor do mundo?

Além de destacar que o marketing de conteúdo finalmente atingiu uma grande audiência ao mesmo tempo em que profissionais de marketing do mundo todo competem com milhares de notícias atraentes todos os dias, o relatório aponta também algumas considerações locais relevantes. Confira:

  1. No Brasil, os aplicativos de mensagens para celular estão conquistando cada vez mais espaço.
  2. Os usuários estão deixando de utilizar o desktop e realizando seus acessos diretamente dos smartphones.
  3. Em junho do ano passado, o estudo da eMarketer projetou o número de usuários de smartphones no Brasil em 64 milhões em 2016.
  4. A publicidade via celular gera 12,5% de awareness para as marcas, 8,9% a mais do que a média gerada pelo desktop, de acordo com a Comscore.
  5. Os usuários de celulares no Brasil tendem a ser mais jovens, com nível de educação e rendimentos mais elevados. (eMarketer)
  6. Dados de Tendências de Consumo de Conteúdo da Outbrain apontam as três notícias mais acessadas em 2016 no país: Como descubro o saldo do meu FGTS?; Perda de pesa deixa homens e mulheres irreconhecíveis; Justiça determina bloqueio do WhatsApp no Brasil por 72 horas

Tendências de consumo

Globalmente, o celular ultrapassou todos os outros meios de consumo de conteúdo: 52% de todas as visualizações de páginas da Outbrain em 2016 foram via mobile. A França e a África do Sul são países com acessos majoritariamente via celular e quase todas as regiões tiveram um grande impulso em acessos por esse dispositivo, especialmente no consumo de vídeos.

3 oportunidades de inovação no segmento mobile para 2017

42% dos sul-africanos assistem a vídeos em celulares, representando o segundo maior crescimento anual nessa área. Nos Estados Unidos, os adultos dedicaram 10 horas e 39 minutos por dia para o consumo de conteúdo em mobile no primeiro trimestre de 2016. Quase ⅔ das pessoas no Reino Unido têm smartphones, e esse número está crescendo em todo o mundo. O celular está ficando cada vez maior.

Outras grandes tendências na América do Norte foram chatbots, que o CEO da Microsoft acredita que são os novos aplicativos, e VR. Os gastos com propaganda nativa, que já com US$ 10.7 bilhões, deverão duplicar até 2018.

Marketing de Conteúdo no mundo

O marketing de conteúdo continua crescendo globalmente. Os alemães confiam nas marcas quase tanto quanto confiam nos meios de comunicação tradicionais (42% vs 44%). 96% dos profissionais de marketing italianos gerenciam seus conteúdos digitais e 94,6% dos profissionais de marketing espanhóis usam marketing de conteúdo. 84% dos profissionais de marketing australianos dizem que a criação de conteúdo mais engajadora é a sua principal prioridade para 2017.

Os bloqueadores de propaganda tiveram um aumento expressivo no ano passado na Itália, causando perdas para os meios de comunicação.

As maiores histórias em notícias em 2016

Além disso, o relatório analisa os comportamentos de consumo de manchetes de alto desempenho que vão desde a eleição dos EUA e Brexit para penteados proibidos em escolas sul-africanas.

Veja aqui o relatório completo para mais dados e insights sobre o consumo de conteúdo em mercados chaves no ano passado.

Deixe seu comentário

comentários