Mobile-First: por que sua empresa deveria investir nesse mundo?

Por Eduardo Cortez

Foto via Pexels

Embora a maioria das pessoas não soubesse e os efeitos não foram imediatamente visíveis, em 21 de abril de 2015, a internet mudou drasticamente.

Grande parte das pessoas não percebeu nada e, se você se conectou naquele dia é improvável que tenha notado algo de diferente.

Conhecido como “Mobilegeddon”, este foi o dia em que o Google atualizou seu algoritmo para priorizar os sites com melhor visualização em smartphones e outros dispositivos móveis. Outros motores de busca passaram a seguir o exemplo na sequência e sinalizou uma mudança drástica na maneira como os sites de busca estavam enxergando os sites mobile-friendly.

Quando se diz que um site é mobile-first, isso significa que seu design e desenvolvimento priorizaram a leitura e a navegação no celular em relação ao laptop ou desktop. Isso difere da abordagem tradicional, que faz o contrário. Quando ficou claro que a busca móvel estava ganhando popularidade, muitos sites foram rápidos para otimizar seu site para visualização móvel. No entanto, isso ainda deixava o site original intacto, tornando o site “mobile-friendly”, mas não mobie-first.

Por que Mobile-First Importa?

O Google não forçou a direção do consumidor com Mobilegeddon. Pelo contrário, seu comportamento já estava tendendo nessa direção. Ao longo da última década, a navegação na internet através de dispositivos móveis tem aumentado de forma constante, enquanto a navegação no desktop e laptop foi na direção oposta.

Em outubro de 2016, a navegação em dispositivos móveis e tablet alcançou a marca de 51,3% de todas as pesquisas globalmente. E não há sinais de que essa tendência pare em breve e é o que a IMPACT Branding & Design, nos EUA, também mostra. Na verdade, os efeitos só estão crescendo:

  • As taxas de conversão em smartphone chegam a 64% em comparação com as taxas de desktop / laptop
  • 57% dos usuários não recomendam uma empresa com uma experiência móvel ruim
  • 61% dos usuários abandonarão um site se tiverem problemas para acessá-lo ou navegar em um dispositivo móvel
  • Destes, 40% dizem que provavelmente visitarão o site de um concorrente
  • 88% dos consumidores que procuram uma empresa local contatam (telefonam ou visitam) esse negócio dentro de 24 horas após a pesquisa.

Em resumo, seus clientes estão cada vez mais “mobile-first” e sua empresa também deveria ser. No gráfico, veja como as buscas mundiais na internet estão crescendo e ultrapassando o desktop.

As pessoas pesquisam primeiro no mobile

Quando a necessidade surge, 87% dos indivíduos estão mais propensos a recorrer à pesquisa móvel pela primeira vez. Este método não é apenas a primeira escolha, é muito mais confiável do que visitar uma loja pessoalmente, ou mesmo pesquisar em mídias sociais.

Para o seu negócio, esses micro momentos são vitais. Micro momentos refere-se ao instante em que seu cliente potencial é mais provável de agir. Por qualquer motivo, eles pegam seu telefone ou dispositivo móvel e procurando ativamente. E você quer que seu negócio apareça para eles.

O que pode ser feito

Uma estratégia de mobile-first pode ajudar as empresas a garantirem que fiquem frente a frente de seus clientes e conquiste esses micro momentos. Para isso, seus sites devem ser exibido perfeitamente em vários dispositivos, apresentar um design que carrega rapidamente, ser intuitivo e amigável.

A implementação dessas mudanças resultará em melhor SEO móvel, bem como no aumento do tráfego e das conversões de dispositivos móveis. Tudo isso se acrescenta a uma estratégia que coloca seu negócio em uma melhor posição para conquistar os micro momentos do consumidor e permite que sua empresa fique frente a frente de seus clientes quando eles quiserem encontrá-lo.

Eduardo Cortez é presidente LATAM da Search Optics e está a frente do desenvolvimento de oportunidades e estratégias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e América Latina.

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