6 motivos para desenvolver sua oratória e ter sucesso na carreira

Num mundo competitivo como o que vivemos atualmente, desenvolver habilidades pode ser determinante na trajetória profissional. As pesquisas mostram que quem tem boa oratória tem mais oportunidades no mercado.

Oratória

Foto: Rawpixel

Pensando em ajudar quem busca conhecimento nesta área, Augusto Uchoa, especialista em oratória criativa, criou um canal no YouTube em que disponibiliza vídeos com conteúdos variados para quem quer desenvolver a comunicação e falar melhor em público. Toda a semana há lançamento de um vídeo novo em seus canais. Até hoje já produziu mais de 40 vídeos com conteúdo relevante sobre o tema.

Com uma linguagem fácil e bastante irreverência, Augusto Uchoa traz para os vídeos a experiência que teve em sala de aula, quando deu aula nas disciplinas de inovação, comunicação e marketing nas faculdades Ibmec, ESPM, IBMR e Descola. Formado em Comunicação pela ESPM, com mestrado em Administração pelo Ibmec, ele é facilitador da metodologia Lego Serious Play. O especialista ministra treinamento e palestras em empresas no Brasil e também no exterior (atualmente tem clientes até em Portugal). Entre seus clientes estão grandes empresas como Light, Shell, Bradesco Seguros, Coca Cola, CSN, Globo, Claro, entre outros.

Mas o que levou esse carioca de 41 anos a investir nesse mercado foi a carência por produtos diferenciados. Vindo da área acadêmica, ele tem uma pegada de humor e informalidade em seu discurso. Uchoa também já trabalhou como roteirista da TV Globo e ministrou palestra no TED Talks.

Segundo Augusto Uchoa, “oratória e comunicação deveriam ser ensinadas em colégios e faculdades, como uma disciplina obrigatória. Existe uma urgência neste novo mercado e que tem sido ignorada pela maioria das pessoas. A mudança de mundo tem impactado a comunicação de forma irreversível. E motivos não faltam para as pessoas se comunicarem.”

Confira as dicas do especialista Augusto Uchoa:

6 motivos para desenvolver sua oratória

Fuja das estatísticas

Glossofobia é o medo de falar em público. Cerca de 86% da população tem pavor de falar em público. É o terceiro maior medo, atrás do medo de altura e de animais peçonhentos. Uma pesquisa recente da Revista Você S/A revelou que 78% dos executivos têm medo de falar em público. Num mundo de capilaridade de informação, uma pessoa até manda nudes, mas não tem coragem de se expressar. Se você conseguir fugir dessa estatística vai se destacar no mercado em que quiser atuar.

Auto-abandono

Segundo Rogéria Guida, “se você não falar, falarão por você”. Ou seja, se você não se posicionar na vida, seja no trabalho ou na vida pessoal, as pessoas vão falar por você. Se você não for assertivo, a vida vai te cobrar e isso pode virar doença no futuro, caso você somatize esses sentimentos (gerando sofrimento psicológico).

O mercado

O mercado vai exigir, em algum momento, algum viés de oratória de todo o profissional. Até pessoas que ocupam cargos administrativos, que não tem nenhum viés de cognição, precisam de oratória. Quanto mais você se preparar, mais chances tem de ter sucesso. É igual à morte, vai vir para todo mundo. Uma boa oratória tem relação direta com a liderança.

Processo seletivo

Se você participa de um processo seletivo, você vai ser cobrado na oratória, não importa a faculdade que você cursou ou o seu conhecimento técnico, mas na hora da entrevista você vai ter que trabalhar sua comunicação. Na dinâmica de grupo, por exemplo, quem se destaca é quem tem boa comunicação. Hoje, em alguma etapa dos processos de trainee, os recrutadores pedem para fazer uma apresentação em Power Point presencial ou online. Hoje em dia se trabalha com softskills, que são atributos e competências pessoais que permitem ao indivíduo melhorar suas interações com os outros e com o mundo. E esses conceitos passam pela comunicação.

O mundo mudou

Por dia surgem, aproximadamente, 110 mil canais no Youtube. Hoje não se consegue separar o virtual do físico. Todo trabalho tem que ser difundido, comunicado. Você faz isso quando ao fazer um comentário, uma postagem em rede social, pode ser escrito ou verbal. Você deve trabalhar sua oratória neste sentido. É um caminho sem volta. Na década de 70 e 80 se escutava que não podia falar nada porque poderiam roubar sua ideia. Hoje, no mundo online, é quase obrigatório que você consiga divulgar sua ideia.

Ética

Último motivo e não menos importante… Martin Luther King dizia: “o que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética… o que me preocupa é o silêncio dos bons”. Por isso é interessante que as pessoas verdadeiras, que são do bem, abram a boca. Esse é o intuito. Augusto Uchoa encerra seu vídeo dizendo: “eu acredito num mundo em que as pessoas tenham mais comunicação”.

 


Informações:
Gisele Amaral

Deixe seu comentário

comentários