MoveCidade: conheça o aplicativo feito a mobilidade urbana

MoveCidade é um novo aplicativo que avalia a situação do transporte público e das ciclovias em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte

MoveCidade

Foto: movecidade.org

Depois do sucesso do app que transforma infratores em cidadãos comprometidos com a mobilidade urbana, agora é hora de discutir a qualidade dessa mobilidade.

Criado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em parceria com o ICS (Instituto Clima e Sociedade) e o LED (Laboratório de Experimentação Digital) , o aplicativo MoveCidade promete. Disponível para sistemas Android e IOS, ele fornece ferramentas para avaliar questões importantes sobre o sistema de transporte público. Passageiros conseguem consultar pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos dos ônibus, metrôs, trens e ciclofaixas.

Os responsáveis pelo novo app reforçam:

“É necessário a participação e o engajamento com o aplicativo. Quanto mais avaliações registradas pelos usuários, mais presença e força a população ganha para reivindicar melhores condições do transporte público.”

O aplicativo está ativo na cidade de São Paulo, desde novembro de 2016, e acaba de ser lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro).

COMO O MOVECIDADE FUNCIONA

MoveCidade

Foto: divulgação

  1. Usuários registram avaliações sobre o funcionamento e a manutenção dos transportes públicos;
  2. Tais avaliações ficam disponíveis para a consulta por outros usuários;
  3. E contribuem para produzir dados para pressionar o poder público por melhorias.

São avaliadas a qualidade dos ônibus municipais e intermunicipais, metrô, trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ciclovias, estações de bicicletas compartilhadas e as rotas de determinados percursos.

COMO O MOVECIDADE TEM IMPACTADO

São Paulo

  • Em 10 meses, o MoveCidade recebeu quase 2 mil análises de usuários;
  • Numa escala de 1 a 5 estrelas, as pessoas deram média 2,95 pelo serviço de ônibus na cidade de São Paulo;
  • A maior reclamação é em relação à limpeza e manutenção dos ônibus.

Rio de Janeiro

  • No Rio, as ações de divulgação aconteceram em parceria com a Casa Fluminense, Bike Anjo, ITDP, Meu Rio, MobiRio, Rio como Vamos e Transporte Ativo;
  • As intervenções foram realizadas na Central do Brasil, no Largo da Carioca e na ciclovia Pinheiro Machado/Laranjeiras.

Belo Horizonte

  • Em BH, as dinâmicas participativas ocorreram na Praça da Estação, na Estação BRT e na Ciclovia do Leste.

— Mobilidade é um direito fundamental, e é preciso que a população se conscientize disso.

Para o Idec, somente pressionando prefeituras e concessionárias é possível conseguir melhorias de um serviço que ainda deixa muito a desejar no Brasil.

• Baixar o aplicativo MoveCidade.
• Sobre mobilidade e a cidade.


Informações: Vera Moreira Comunicação.

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