Netfarma investe em Inteligência Artificial para alavancar as vendas

Com expectativa de aumentar em 60% o faturamento em 2018, Netfarma investe em Inteligência Artificial para alavancar as vendas. A maior farmácia online do país aposta em análise comportamental de navegação para atrair e fidelizar o consumidor.

Com previsão de crescer 60% no faturamento em 2018, a farmácia online Netfarma investirá R$ 20 milhões nas áreas comercial e de marketing, uma alta de 70% em relação ao ano passado, além de aposta em inovações tecnológicas para melhorar a experiência dos consumidores e, com isso, alavancar as vendas do e-commerce.

Dentre as estratégias adotadas pela Netfarma destaca-se a implantação de Inteligência Artificial, associada ao Big Data, nas versões desktop e mobile, adotada no final de 2017, o que gerou um aumento de 30% na conversão, amparado, sobretudo, na melhora do tráfego.

A ferramenta foi desenvolvida pela Biggy, empresa especializada em personalização e recomendação de produtos no e-commerce. A plataforma da Biggy monitora o comportamento de navegação do consumidor dentro do site e oferece sugestões de produtos relacionados às suas buscas, cliques e compras, auxiliando o usuário em toda a sua jornada. “Por meio de machine learning e big data, conseguimos extrair esses dados e transformá-los em informação relevante para engajar clientes e ampliar as oportunidades de negócio do e-commerce”, explica Alan Prando, CTO da Biggy.

Para Homero Romão Filho, CTO e CMO da Netfarma, ainda há muito espaço para crescer, uma vez que o segmento de saúde, cosméticos e perfumaria – setor no qual a empresa está inserido – corresponde a 4,5% do total de vendas no comércio eletrônico, de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). “Estamos otimistas porque atuamos em um segmento que cresce no mundo. Além disso, a economia começa a reagir e vemos essa movimentação com bons olhos”, afirma o executivo.

Para o próximo semestre, o e-commerce deve implementar uma ferramenta de Dynamic Pricing, que ajuda os varejistas online a responder em tempo real a mudanças no preço da concorrência, na demanda do produto e nas condições do mercado. Isso ajuda a melhorar a renda, as margens e a fidelidade do consumidor, permitindo, inclusive, monitorar a recorrência de compra desse cliente. Uma outra tecnologia é sobre previsibilidade de vendas, que permite monitorar a recorrência de compra dos clientes.

Outros diferenciais da Netfarma são: o portfólio de mais de 12 mil itens (com entrega no mesmo dia em algumas regiões da cidade de São Paulo), enquanto os concorrentes no mundo físico oferecem apenas 5 mil produtos; o bom relacionamento com as indústrias, que permite oferecer descontos agressivos; e assinatura para compras recorrentes, que permite congelar o preço de medicamentos por determinados períodos.

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