Omnichannel: A comunicação integrada que dá resultados

Na Era da informação e do conhecimento, a tríade tempo-conteúdo-criatividade é essencial quando a comunicação é o centro das atenções.

*Por Fabio Burg

A realidade em que vivemos, que tem recebido cada vez mais a atenção das marcas, exige uma integração completa de todos os seus canais de interação para não somente atender às necessidades dos clientes, mas, acima de tudo, proporcionar uma melhor experiência aos consumidores, onde quer que eles estejam.

Hoje, o mercado pede e fala muito sobre o omnichannel, porém, há 25 anos, quando fundei o Grupo RÁI, o formato não era popular, não estava em evidência e nem tão pouco em discussão entre as agências brasileiras. E a ideia de apostar na criação de uma empresa de comunicação com este DNA e braços articulados, que trabalham de forma autônoma e se integram quando necessário, foi uma das minhas principais motivações ao empreender.

O modelo omnichannel que criamos, e temos aperfeiçoado ao longo do tempo, alinha as áreas táticas e técnicas do Grupo para englobar todas as possibilidades: da comunicação off, de todos os bastidores do desenvolvimento de uma campanha publicitária, do compartilhamento nas redes sociais até a repercussão da marca nos principais veículos da imprensa nacional. Tudo para conectar, ao mesmo tempo, os múltiplos canais e, assim, ajudar os clientes a se relacionarem quase que instantaneamente com seus diferentes públicos.

Por meio da integração do Planejamento, do Atendimento e da Mídia, que centralizam as estratégias para que as expertises das demais áreas que compõem a agência as executem de forma eficaz, proporcionamos uma comunicação inteligente para potencializar ainda mais as possiblidades de cada projeto. Tudo em prol de resultados homogêneos e coerentes entre qualquer vertente da comunicação, seja publicidade, promoção, eventos, assessoria de imprensa, projetos editoriais, tecnologia, mídias sociais, produção audiovisual e 3D, brandingou logística.

É desta maneira que funciona a nossa comunicação omnichannel, reconhecida cada vez mais no mercado: alinhamos a inteligência com a tática e a operação, movimentando todas as disciplinas possíveis dentro da empresa, para a conquista de resultados positivos e globais. Tudo em um único espaço, ou seja, na mesma estrutura física que conta com cerca de 260 profissionais.   O que é um grande desafio, sem dúvida, mas diminui, e muito, os atritos entre os canais gerados no meio deste caminho, como por exemplo, a briga incansável dos departamentos pela disputa da verba do cliente.

Nossa motivação, portanto, é oferecer aos clientes as ferramentas, o suporte e as respostas necessárias para manterem suas marcas com o devido reconhecimento e relevância no mercado. Estudos do IDC Retail Insights apontam que, em relação ao multichannel, o consumo chega a ser até 30% maior com o omnichannel. As marcas atingem melhores resultados quando atuam em todos os canais e não especificamente em um. Isso reflete nos negócios, pois a experiência de ter acesso a todas as informações, em vários meios de comunicação, leva o consumidor a converter relacionamentos e, consequentemente, em vendas. Isso é resultado para você?

As marcas que têm suas estratégias planejadas e conduzidas por um time multidisciplinar alinhado, que atua em conjunto em frentes distintas, obtêm uma economia real tangível: reduz-se tempo e recursos quando o plano de comunicação é entregue a uma única agência. Multiplicam-se, com isso, as chances de se ter uma campanha unificada, dotada de um único sentido e fortemente estruturada para atingir seus objetivos e alcançar os resultados do negócio.

Ao longo dos anos, alguns cases me mostraram que não é somente a união que faz a força, mas, sobretudo, a comunicação omnichannel, que está no DNA da RÁI e integra todas as áreas. É ela que coloca o cliente no foco de todas as atenções e esforços da nossa agência e que realmente dá resultados. Esse é o verdadeiro omnichannel!

 

Fabio Burg é fundador e CEO do Grupo Rái – um dos maiores grupos independentes de comunicação do Brasil. Dirigido há quase 25 anos pelo publicitário, o grupo é formado por sete empresas especialistas e complementares que trabalham de forma autônoma e que se integram quando necessário. 

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