Oportunidades após a crise foram aproveitadas por apenas 12% das empresas brasileiras

Após a crise de três anos pela qual passou o país e da notícia de que o PIB brasileiro voltou a crescer (alta de 1%, em 2017), uma pesquisa do World Trade Center Business Club (WTC Business Club) e do Instituto Locomotiva revela que as empresas estão mais otimista em relação à economia.

Crise e empresas brasileiras

Foto: Rawpixel

Segundo o levantamento, 62% dos empresários brasileiros acreditam que em 2018 a empresa estará melhor que no final de 2017 e 98% acreditam que daqui a cinco anos a empresa estará melhor que em 2017.

O otimismo também se mostra presente quando se trata de contratações: 51% acreditam que a empresa contratará mais em 2018 do que no ano anterior e 61% creem que demitirão menos.

Para Luciano Menezes, presidente do WTC Business Club, após a crise, os empresários aprenderam a encontrar melhores alternativas para o desenvolvimento dos negócios. “Dos mais inovadores aos mais conservadores, todos estão bem mais otimistas e se movimentando”, afirma.

A pesquisa mostra também que 87% dos entrevistados enxergaram oportunidades na crise, mas que apenas 12% das empresas de fato conseguiram aproveitá-las.

Além disso, de acordo com a pesquisa, 70% acreditam que o Brasil oferecerá mais chance de crescimento para as empresas e 60% pensam que o país gerará mais empregos em 2018. E ainda, 54% acreditam em mais oportunidades de investimento para suas empresas e 48% esperam ter mais crédito neste ano.

“O otimismo pode ser uma importante alavanca para a retomada da economia. Sem ele, o processo seria ainda mais lento, pois são os empresários que decidem abrir vagas, lançar novos produtos e a velocidade de investir”, analisa Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

A metodologia utilizada foi uma pesquisa quantitativa online, com donos e dirigentes de 230 empresas nacionais, entre 12 e 23 de Janeiro de 2018.

 


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Encaso Comunicação Corporativa

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