Unilever aponta que impacto social é fator decisivo para 30% dos consumidores

Um novo estudo internacional encomendado pela Unilever revela que 33% dos consumidores preferem marcas sustentáveis, que impactem positivamente a sociedade ou o meio ambiente.

O estudo também mostra que essa tendência é mais forte em economias emergentes do que em mercados desenvolvidos. Enquanto 53% de consumidores no Reino Unido e 78% nos EUA afirmam se sentir melhor quando compram produtos fabricados de maneira sustentável, essa porcentagem aumenta para 88% na Índia e para 85% no Brasil e na Turquia.  Foram entrevistadas 20 mil pessoas em cinco países – Brasil, Índia, Reino Unido, EUA e Turquia.

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Além de confirmar a expectativa do público em relação à necessidade das empresas provocarem um impacto social e ambiental positivo, o estudo revela ainda uma oportunidade de negócio para as companhias que investirem nessa tendência: 21% dos entrevistados disseram que escolheriam marcas sustentáveis que comuniquem melhor suas credenciais em embalagens e campanhas de marketing. Isso representa uma oportunidade potencial inexplorada de €966 bilhões em relação a um mercado total de bens sustentáveis, estimado em €2,5 trilhões.

Veja também: Consumidores procuram marcas que aliem propósito, sustentabilidade e design

A escala dessa oportunidade é confirmada pelo desempenho das marcas sustentáveis da Unilever – aquelas que tem um propósito social e/ou ambiental. Marcas como Dove, OMO, Hellmann’s, Lifebuoy, VIM e Ben & Jerry’s crescem, juntas, 30% mais rápido que o restante do negócio e entregaram quase metade do crescimento global da companhia em 2015.

Keith Weed, chefe global de Marketing e Comunicações da Unilever, diz: “A pesquisa confirma que a sustentabilidade é, de fato, um incremento desejável para os negócios. Para obter êxito global, especialmente em economias emergentes, as marcas precisam ir além das áreas de foco tradicionais como desempenho de produto e acessibilidade. Ao invés disso, precisam agir depressa para demonstrar que são marcas sustentáveis e mostrar aos consumidores que, além de bem geridas, são confiáveis no que tange ao futuro do planeta e das comunidades”.

O estudo identifica dois motivos prováveis pelo maior engajamento do consumidor em economias emergentes: a exposição direta ao impacto negativo de práticas empresariais insustentáveis – como falta de água e energia, escassez de alimentos e qualidade de ar inferior -; e o poder de influência de familiares, amigos e filhos para a compra de produtos mais verdes e socialmente responsáveis.

Marcas Sustentáveis e “Vida Sustentável”

Uma marca “vida sustentável” é uma marca que não só integrou a sustentabilidade a seu propósito – em outras palavras sua plataforma de marketing – mas também a seus produtos. Isso significa:

  1. Definir um propósito relevante para a marca e para a sociedade e ter iniciativas relacionadas a este propósito que farão com que o mundo seja um lugar melhor;
  2. Oferecer produtos que contribuam para os objetivos do Plano de Sustentabilidade da Unilever, seja melhorando a saúde, bem-estar ou nutrição, reduzindo impactos ambientais ou utilizando ingredientes de fontes sustentáveis.

Foto via Huffpost

A sustentabilidade está criando valor para nosso negócio

A Unilever definiu quatro pilares para ajudar a capturar as formas pelas quais a sustentabilidade contribui com o êxito dos nossos negócios.

Mais crescimento – A sustentabilidade está impulsionando o crescimento ao aumentar o valor das marcas, ao abrir novos mercados, tais como o de água potável segura, e ao inspirar a inovação. Nossas marcas “vida sustentável” demonstram isso.

Custos menores – Ao reduzir resíduos e diminuir o uso de energia, matérias primas e recursos naturais, criamos eficiência e cortamos custos. Em última instância, economizar e cortar custos nos ajuda a melhorar nossas margens. Desde 2008, conseguimos uma economia cumulativa de custos superior a €600 milhões, graças à eco-eficiência. Nosso programa voltado aos resíduos contribuiu com uma economia de custos de cerca de €250 milhões e gerou centenas de empregos.

Menos risco – Formas sustentáveis de fazer negócios nos ajudam a mitigar riscos em nossas operações. As operações sustentáveis nos ajudam a blindar nossa cadeia de fornecimento em relação aos riscos associados à mudança climática e ao suprimento de longo prazo de matérias primas, reduzindo nossa exposição à volatilidade dos preços dos recursos.

Mais confiança – A sustentabilidade no coração de nosso modelo de negócio fortalece nossas relações com as partes interessadas e nos ajuda a prosperar como empresa. Isso nos ajuda a preservar nosso valor e relevância para os consumidores, ao mesmo tempo em que inspiramos os atuais e futuros funcionários da Unilever. Em 2015, mantivemos nosso status de Empregadora de Preferência para Universitários Graduados no setor de bens de consumo em 34 países. Atualmente, somos a empresa de bens de consumo #1 na Lista LinkedIn Global de Empregadoras Mais Atraentes e a 8a empresa mais procurada para trabalhar #8 na Lista LinkedIn Global de Empregadoras Mais Atraentes em 2016.

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