Recuperação de Dívidas: como simplificar o processo de cobrança de maneira inteligente

Com serviços integrados, o processo de cobrança pode ser mais eficaz, ter menor custo operacional e ainda representar oportunidade de criar relacionamento positivo com o cliente.

Mais de 60 milhões de brasileiros possuem mais de uma dívida ou mais de um credor no mercado. Logo, agilidade e inteligência nos processos para definir quando e a quem recorrer em casos de detecção de clientes inadimplentes são fatores fundamentais para maximizar a recuperação e a diminuição dos custos de cobrança de uma empresa.

Ter a gestão dos processos de cobrança, tanto no que diz respeito à segmentação e definição do público inadimplente, quanto ao estabelecimento de um canal de acionamento eficaz, pode ser decisivo para que uma empresa se antecipe em relação aos credores na recuperação de crédito.

Durante esse processo, é importante não entender apenas o contexto econômico, mas também conhecer o perfil dos clientes endividados. Somente dessa forma, é possível investir esforços, tempo e, principalmente, dinheiro, de forma assertiva. Conhecer e segmentar os clientes ajudará o empresário a traçar a melhor estratégia de ação e, consequentemente, a obter melhores resultados. O empreendedor pode usar como critério para o processo de segmentação o tempo de atraso e o valor da dívida, e também recorrer a métodos de mercado de propensão à recuperação de crédito.

Conhecer o cliente inadimplente pressupõe entender também o seu comportamento

Ele é um cliente inadimplente recorrente ou tornou-se devedor apenas em virtude de um esquecimento pontual? Nesse caso, mandar uma mensagem que o faça recordar que tem dívidas a saldar pode ser suficiente.

Como simplificar seus processos de cobrança e recuperação de dívidas com a Serasa Experian

Investir esforços em acionamentos mais apropriados para cada perfil de cliente devedor otimiza os processos de cobrança, diminui os custos operacionais e ajuda a criar uma melhor experiência de relacionamento. O processo de cobrança não precisa ser apenas uma oportunidade de recuperar uma dívida pendente, mas também de gerar fidelização do consumidor. É importante, por exemplo, contatar o consumidor por meio do canal mais adequado e durante os horários preferenciais dele.

Todas essas ações podem maximizar a recuperação de clientes, reduzir custos operacionais e otimizar o ROI. Uma solução como o Loocalizei Negative, onde se tem à disposição toda a estrutura e credibilidade da Serasa Experian para cobrar clientes, pode ser uma excelente opção pois através de Carta-Comunicado Serasa você localiza e notifica seus clientes sobre dívidas não pagas. Não havendo regularização de débito no prazo estipulado, o devedor será incluído no Cadastro PEFIN (Pendências Financeiras) da própria Serasa Experian.

Com o uso da solução Negative, o índice de recuperação de crédito chega a 40%, antes mesmo da inclusão efetiva do devedor no sistema PEFIN.

É importante que as empresas acompanhem as novas tendências de mercado, para terem uma operação de Cobrança cada vez mais alinhada com as necessidades dos clientes e de seus próprios negócios, com isso elas terão sucesso em reduzir o número de dívidas atrasadas e, ao mesmo tempo, tornarão os consumidores fidelizados e verdadeiros defensores de suas marcas.

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Negativação Serasa: Como aumentar o índice de recuperação de clientes inadimplentes

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