Produtora usa machine learning para desenvolver soluções musicais para marcas

A música sempre teve uma forte relação com a publicidade. São muitos os jingles famosos que se transformaram de soluções musicais em verdadeiros RG de produtos e, quando tocados, são imediatamente associados com a campanha da marca.

Mas há uma mudança em curso que irá desafiar cada vez mais o mercado de produção musical. Com milhões de trilhas disponíveis na nuvem em serviços de streaming, um novo ritmo vem transformando a indústria e abrirá um mundo novo de possibilidades criativas: a big data em consonância com a inteligência artificial.

De olho na tendência, o músico, multi-instrumentista e publicitário Vitor Patalano criou a Vocoder, produtora que nasce para usar o poder do processamento de dados para criação de trilhas e estratégias inovadoras de ‘brand music experiences’ capazes de envolver e embalar o consumidor na trilha sonora da marca.

“A música foi uma das primeiras indústrias a ser impactada pela digitalização da economia. No início dos anos 2000, o Napster revolucionou o mercado ao permitir aos internautas compartilhar e baixar faixas sem ter que pagar nada”, lembra Patalano. “Foi o início de uma revolução que, menos de 2 décadas depois, mudou definitivamente a forma como ouvimos e consumimos música, criando um gigantesco banco de dados com milhões de músicas e bilhões de playlists que ainda não é explorado pelas marcas e pela publicidade. Com a Vocoder, queremos trazer a música de volta ao centro do marketing. E a criação pode vir tanto de um publicitário quanto de um engenheiro do nosso time”, assinala.

A Vocoder estreia com um repertório digno de aplausos. A proposta é oferecer soluções musicais para marcas, serviços e produtos em 2 áreas: a criação de trilhas compostas a partir de um casting de artistas renomados para comerciais, Internet, séries de TV e sound design e estratégias de inovação que recorrem à ‘big data musical’ e ao machine learning para realizar curadoria musical.

A produtora reúne um grande elenco de artistas, produtores e engenheiros sob a batuta de Vitor Patalano, que traz na bagagem a experiência de uma carreira de 20 anos bastante eclética nos dois lados do balcão – na música e na publicidade.

Patalano tem passagens como redator publicitário na Publicis, W/Brasil, JWThompson, Africa, FCB e Young & Rubicam e é líder da banda Me & The Plant, que lançou o primeiro CD produzido por Kassin (o mesmo de Caetano Veloso e Adriana Calcanhoto) e músicos integrantes do Los Hermanos e do Rappa. O fundador da Vocoder é também programador, inventor e desenvolvedor de aplicativos.

“O consumidor já integrou as ferramentas de tecnologia musical ao seu dia a dia. E os músicos também. Mas as marcas ainda fazem a ponte entre a produção musical e os consumidores de forma quase analógica, em total descompasso com as novas tendências”, diz Patalano.

“Vamos associar nossa expertise em tecnologia e produção musical para compor soluções musicais realmente inovadoras, criando conexões emocionais profundas e duradouras, trilhas sonoras das marcas que fiquem na memória eternamente. A música é o meio mais imediato para conectar as marcas aos cérebros dos consumidores. Música é para sempre”, acrescenta.

Patalano já deu seus primeiros acordes com grandes clientes e uma coleção de cases, entre eles o ‘The Corruption Converter’, para o Estadão, campanha da FCB Brasil que levou o Leão de Prata no Festival de Cannes deste ano. Assina também a produção musical das campanhas Olympikus Running, para Olympikus. No portfólio, a produtora reúne empresas como FIAT, Samsung e Estadão.

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