Um passo à frente: Brasil terá a primeira norma técnica para food trucks

Food trucks brasileiros tem as primeiras normas técnicas do mundo, desenvolvidas pelo SEBRAE e a ABNT.

Apesar de terem sido inspirados por um modelo de comida de rua popular nos Estados Unidos e na Europa, são os food trucks brasileiros que irão proporcionar ao segmento um marco importante ao redigirem a primeira norma técnica para funcionamento de food trucks no mundo. São definições sobre adaptação veicular, manutenção, instalação e operação do negócio levando em consideração a terminologia, requisitos de segurança e boas práticas alimentares.

O trabalho está sendo conduzido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), através de oficinas de trabalhos em várias cidades, entre elas Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Maceió, a fim de obter informações de diferentes estados do Brasil.

Os locais das oficinas foram indicados pelo Sebrae de acordo com a divulgação e a procura dos empresários, e tem como objetivo identificar as demandas por normalização do setor, devido aos problemas que os empresários enfrentam e podem ser resolvidos através das normas técnicas.

O próximo passo será a instalação de uma Comissão de Estudo na ABNT, com representantes de vários órgãos, instituições, empresários do segmento e universidades, para começarem a trabalhar em um texto-base, que futuramente se tornará a primeira Norma Brasileira do segmento.

A participação nas reuniões de Comissões de Estudo da ABNT é voluntária e aberta a qualquer interessado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: antonio.cordeiro@abnt.org.br.

Sobre a ABNT

 A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores.

Deixe seu comentário

comentários