Dia das Mães: 10 dicas para alavancar as vendas nesta data especial

O primeiro Natal do ano em termos de vendas. Sim, o Dia das Mães é a segunda data mais importante do calendário para indústria e varejo. Não por outra razão, é a época que todos se prepararam para atender a demanda gerada pela comemoração.

Dia das Mães

Foto: Bruno Mars

Na outra ponta também, quando o consumidor já consegue respirar dos tradicionais gastos do fim e começo de ano e parte para uma nova etapa de consumo, buscando renovar itens que deseja ou precisa para a casa e para si. E para ajudar, este ano, comércio e varejo terão a quinzena quase que completa, até 13 de maio, podendo explorar ao máximo suas campanhas.

De acordo com Ádila Ribeiro Berretella, diretora da TOP PEOPLE, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, neste ano, as vendas tendem a ser melhores do que as do ano passado, estimuladas pela queda nos juros e pelo aumento da renda do brasileiro. Ou seja, esta é uma ótima oportunidade para o empresário comercializar mais e ganhar visibilidade. Aquele que entende como se comporta o cliente nesta data sai na frente dos concorrentes: “Este é sem dúvida um momento em que a maior parte da população quer presentear. Mais do que isso, o Dia das Mães se mostra como uma oportunidade quase que singular de aquisição de bens desejados, despertada fortemente pelas ofertas pontuais e pelo apelo emocional”.

Por isso, é importante se antecipar para obter os melhores resultados possíveis, afinal planejamento e direcionamento são ferramentas que auxiliam, e muito, a alavancar as vendas. E fique de olho porque o Dia das Mães pode ser responsável por mais de 30% do faturamento da empresa. Por ser especializada na contratação e treinamento de promotores de vendas e de repositores, individuais e compartilhados, profissionais de extrema importância para o sucesso das vendas neste período, a diretora da TOP PEOPLE destaca algumas dicas importantes. Veja a seguir:

Exposição: na hora de decorar a loja chame a atenção para o interior, fazendo com que o consumidor entre e conheça seu negócio. A disposição dos produtos deve ser favorável para que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Uma vitrine atrativa deve ter todo apelo emocional do Dia das Mães, com corações e tudo que expresse o amor.

Público indireto: coloque à disposição produtos atrativos para as crianças e os pais. Assim, ao levarem um presente para a mãe, podem levar também outro para si, aumentando o volume de vendas nesta data.

Ambientação: principal função do promotor é fazer tudo que remeta à mãe. Assim, crie um ambiente favorável às vendas. O cliente tem que se sentir à vontade para efetuar suas compras.

Inove: é fundamental apresentar, além dos produtos tradicionais, novos produtos ou kits desenvolvidos especificamente para as mães. Para ajudar o cliente a decidir o que comprar, crie pacotes de produtos/serviços de acordo com o perfil da mãe (tradicional, moderna, vaidosa, companheira, intelectual, antenada etc.).

Degustação: considerando que em torno de 80% das compras são definidas dentro do ponto de venda, todo esforço para atrair e convencer o consumidor a comprar determinado produto é válido e tem grandes chances de dar certo. A grande vantagem da degustação é que essa simples iniciativa permite uma experiência altamente impactante e envolvente. Isso porque ela é um exemplo clássico de marketing sensorial, que trabalha com todos os sentidos do cliente. Ao contrário de um banner, que chama a atenção apenas pelo visual, a degustação alcança todos os sentidos.

Comprou-Ganhou: ações com brindes são cativantes e acabam sendo boas ferramentas para realizar o fechamento da venda. Têm baixo custo e abrangem grande número de consumidores.

Campanha de prêmios: embora exija um budget maior, afinal são ofertados prêmios como carros, casas, viagens, celulares, etc., geram grande divulgação da marca. No entanto, o número de pessoas premiadas é menor comparado com uma ação de brindes.

Propaganda: é necessário entender que também é possível fazer propaganda com ações de baixo custo ou até mesmo de custo zero. Explore as redes sociais e abuse da criatividade, envolvendo-se com comunidades, divulgação boca a boca, distribuição de folhetos, utilização de faixas, serviços de som e outdoor móvel.

Promoções: o consumidor que mantém a empresa. Logo, nada mais justo do que ter bons descontos. Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos.

Ouvir o cliente: no Dia das Mães abra ainda mais o canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Escute o que ele deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. Trace um plano de ação para pôr em prática as melhorias sugeridas por ele. Saber as necessidades e expectativas de seus clientes será sempre um facilitador para esta e muitas outras oportunidades comerciais.

 


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