VITRINE EXPRESS – O que isso significa para você varejista e você cliente

Vitrine Express é o novo conceito de loja para shoppings. Inédito no Brasil, o novo modelo de negócios já funciona em São Paulo e tem previsão de expansão

Vitrine Express

Loja da ZeeDog no Catarina Fashion Outlet (Divulgação)

Compras online já fazem parte do cotidiano do consumidor brasileiro.  Mas, enquanto ainda existe o mercado físico em grandes shoppings e consumidores cada vez mais exigentes, marcas procuram investir em novas propostas de experiência de compra. A começar pelo replanejamento das vitrines.

Realidade virtual, espelhos interativos, guarda-roupas digital e provador sob medida são algumas das tendências já consolidadas nos Estados Unidos, que unem tecnologia ao mercado da moda.  No Brasil, caminha-se para o teste com vitrines inteligentes, exibidas em grandes malls, substituindo – com mais conteúdo e inovação – os famosos tapumes.

 

Vitrine Express

Tapume interativo. Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, loja da Vivo

Estamos falando do novo conceito de Vitrine Express, um novo canal de vendas idealizado pela Atlas Inovações, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para o varejo.

Isso reflete o novo comportamento de consumo: imediatista, altamente digital, que valoriza a experiência obtida e que necessita do marketing omnichannel, ou que todos os canais de compra da marca estejam conectados entre si.

VITRINE EXPRESS

Queríamos fazer algo diferente que materializasse o e-commerce,

já que seu maior empecilho é a falta do estímulo de sentidos (toque, visão, olfato e até mesmo paladar e audição, dependendo do produto ou serviço). Por outro lado, os custos no mall para quiosque são altos e tapumes são uma dor de cabeça. Daí surgiu a ideia de transformar espaços vazios em áreas de interesse para as redes, varejistas e clientes”,

–  conta Rogério Cantarino, diretor da Atlas Inovações.

O QUE ISSO SIGNIFICA

Vitrine Express é um novo conceito de loja. Sem vendedores e sem estoque de mercadorias.

Com projetos sob medida, a instalação leva apenas dois dias para ser montada. 

/  PARA O CLIENTE

Do ponto de vista do cliente, a Vitrine Express possibilita interação visual com o produto antes de efetivar a compra. Ao selecionar o produto (ou serviço) de interesse, o pagamento é feito em totens de autoatendimento. Depois, há a opção de receber o item desejado em casa ou retirar na hora, caso a marca já tenha presença física no mall.

O cliente não sente-se intimidado por vendedores incovenientes e nem precisa enfrentar filas. 

/  PARA O VAREJISTA

O baixo custo para os varejistas e a monetização do espaço para os shoppings tornam o negócio atraente. Economiza-se em tempo de organização da vitrine e elimina-se gastos com funcionários. Ao propor a Vitrine Express, há o cuidado da marca em ser transparente com seus produtos e a preocupação com a comodidade da clientela.

O varejista mantém o fluxo dos seus produtos evitando estoques desnecessários.

JÁ ESTÁ ACONTECENDO

A primeira marca a inaugurar a Vitrine Express foi a ZeeDog, líder nacional em acessórios para cães, no Catarina Fashion Outlet, em São Paulo. A inovação e o sucesso da loja da chamaram a atenção do mercado e em breve o conceito pretende expandir para as redes Sonae Sierra, Sá Cavalcante e Partage. Entre os itens comercializados e colocados em exposição estão coleiras, guias, bebedouros, casinhas e brinquedos para pet.

 

Vitrine Express

Loja da ZeeDog no formato da Vitrine Express (Divulgação)

“A experiência da ZeeDog está sendo fantástica e a cada semana testamos algo novo. O interesse do público é notório e fascinante, mas ainda temos desafios na conversão.

Uma das sacadas deste projeto é a facilidade e agilidade em mudar a adesivação da vitrine, trazendo novas imagens, mensagens, promoções e conteúdos atualizados, que despertem interesse dos consumidores”,

–  complementa Rogério sobre o modelo, até então, inédito no Brasil.


Informações: Multifato Comunicação

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