Projeto da Apple para veículos autônomos toma outros rumos
No mês passado, surgiu um rumor de que a Apple teria abandonado o projeto de desenvolver um carro autônomo para se concentrar na criação de um sistema a ser usado por outras montadoras.
Uma reportagem recente da Bloomberg voltou a falar isso, e isso parece cada vez menos um projeto da própria Apple.
A Bloomberg reforçou informações do New York Times de que a Apple mudou a ênfase do Project Titan, seu projeto de carro autônomo. Ela estaria fazendo agora apenas um sistema autônomo para ser usado em veículos. É uma abordagem mais parecida com o que o Google faz com o Android em smartphones do que algo que a Apple está acostumada a fazer.
John Gruber, do Daring Fireball, destacou isso:
“Criar uma plataforma que poderia, suponho, ser licenciada para montadoras não soa como algo da Apple. Não estou questionando a reportagem [dos jornalistas da Bloomberg] Mark Gurman e Alex Webb, só estou destacando que, se for verdade, é o projeto menos Apple da história da empresa.”
De acordo com a Bloomberg, a empresa pretende ter uma demonstração da plataforma até o fim do ano que vem, para então decidir exatamente qual será o rumo do projeto.
É pouco provável que alguma informação seja revelada ao público antes disso – e, pelo jeito, ainda teremos que esperar anos para saber exatamente o que a empresa está planejando.
O fato é que há um interesse bem grande no desenvolvimento de veículos autônomos entre empresas do Vale do Silício. Se os planos da Apple ainda são desconhecidos para a maioria, já sabemos que empresas como o Google e o Uber estão bem avançados no desenvolvimento desses carros. Quanto tempo será que demora para eles realmente começarem a andar pelas ruas do mundo? Parece que do que imaginamos.