Carros inteligentes: Ford testa comunicação de carros com infraestrutura

A Ford está testando na China a tecnologia C-V2X, cujo nome deriva da expressão vehicle-to-everything, que permite a comunicação entre carros inteligentes com a infraestrutura à sua volta via celular, aumentando a segurança do tráfego.

Carros inteligentes

Foto: Automotive Business

O sistema amplia a capacidade do veículo de ver, ouvir e entender o ambiente ao redor, incluindo cruzamentos sem visibilidade ou condições climáticas desfavoráveis. Assim, permite que carros, pedestres e ciclistas colaborem e respondam com mais eficiência em situações perigosas.

O programa ocorre em parceria com a Datang, estatal chinesa especializada no desenvolvimento e produção de equipamentos para sistemas de informação. A companhia teve papel-chave na padronização global das tecnologias 3G e 4G e agora faz o mesmo com o 5G.

A tecnologia C-V2X pode melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, dando suporte à direção autônoma em todo o mundo. Os testes ocorrem desde o fim de 2017 na chamada “zona piloto nacional de carros inteligentes” em Xangai, a primeira área de demonstração de carros conectados da China.

As avaliações dos automóveis seguiram os padrões da 5G Automobile Association (5GAA), órgão que reúne as indústrias de telecomunicação e automotiva para o desenvolvimento das soluções de mobilidade do futuro.

“Para chegarmos aos carros inteligentes em cidades inteligentes, toda a tecnologia deverá falar a mesma linguagem”, diz Don Butler, diretor executivo de veículos e serviços conectados da Ford.

“Acreditamos que o C-V2X pode reduzir os congestionamentos e acidentes, criando a infraestrutura para os carros inteligentes e autônomos e recursos inteligentes de segurança.”

 


Informações:
Automotive Business

Deixe seu comentário

comentários