Após fechar 1º semestre com aumento no lucro de 8%, CEO da Renault atribui resultado aos funcionários engajados

Ganho líquido chega a € 1,56 bilhão contra € 1,45 bi de um ano antes

Com o fechamento do primeiro semestre, a Renault registrou aumento de 8% no lucro líquido do período ao reportar ganho de € 1,56 bilhão contra € 1,45 bilhão de um ano antes, informa em comunicado. Na mesma base de comparação, o lucro operacional teve avanço de 50%, ao passar de € 980 milhões para € 1,47 bilhão, representando 6,1% do faturamento, que subiu 13,5% para o total de € 25,1 bilhões. Em linha com a receita, as vendas globais aumentaram na mesma proporção, de 13,4%, para 1,57 milhão de unidades.

“Os resultados do primeiro semestre demonstram a relevância da nossa estratégia. O sucesso dos nossos novos modelos, a nossa diversificação regional e o engajamento de todos os funcionários permitiram que o grupo estabelecesse um novo recorde na margem operacional na primeira metade do ano, o que nos leva a ter confiança nas perspectivas para o ano inteiro”, declarou o presidente e CEO da Renault, Carlos Ghosn.

A unidade de negócio automotivo faturou € 24 bilhões, alta de 14,3% graças ao incremento dos volumes de vendas das marcas do grupo, do mix de produtos e do efeito de aumento de preços em alguns mercados emergentes a fim de compensar a desvalorização das moedas. Com isso, a divisão reportou caixa livre de € 381 milhões, revertendo o cenário de caixa negativo de € 52 milhões no primeiro semestre de 2015.

O lucro operacional da divisão saltou 64,9%, para € 1,12 bilhão, fatia de 4,7% da receita comparada com 3,2% apurados na primeira metade de 2015. Apesar disso, houve impacto negativo de € 432 milhões do câmbio desfavorável principalmente com a depreciação do peso argentino, rublo russo e libra britânica.

A contribuição das empresas associadas somou € 678 milhões, dos quais € 749 milhões provenientes da Nissan, uma vez que houve prejuízo de € 75 milhões por parte da AvtoVaz, braço russo do grupo. Em nota, a Renault confirma sua intenção de tomar parte de uma operação de recapitalização da AvtoVaz antes do fim deste ano.

Para 2016, a empresa espera que o mercado global de veículos alcance crescimento de 1,7% sobre o ano passado, com o mercado europeu crescendo em torno de 5%, mesmo índice de alta projetado para a França. Por outro lado, ainda projeta queda no Brasil, de 15% a 20%, além de declínio em até 15% na Rússia. Do lado contrário, na China, o mercado deve apurar alta de 4% a 5% e na Índia, a companhia aposta em incremento entre 7% e 9%.

Dado este cenário, a Renault prospecta aumentar a receita do grupo, considerando taxas de câmbio constantes, melhorar a margem operacional e continuar gerando um fluxo de caixa livre positivo para os negócios da unidade automotiva.

Notícia postada originalmente no site Automotive Business.