Automatização dos automotivos: Delphi testará “robôs-táxis” nas ruas de Cingapura

Valor de ‘corrida’ pode ser até 70% mais barato do que com motorista. Empresa quer carros sem pedais e volante em 2022.

A empresa de tecnologia Delphi anunciou um acordo com Cingapura para testar “robô-táxis” nas ruas da cidade-estado, com objetivo de oferecer o serviço de transporte sem motorista a um público maior nos anos seguintes.

Primeiramente, os carros com tecnologia para andarem sozinhos terão um motorista a bordo, para corrigir qualquer possível falha. Os 6 modelos autônomos poderão rodar dentro de uma rota específica de 6,4 km em um complexo residencial e empresarial de Cingapura.

Nos testes, os usuários poderão “chamar” os veículos por meio de um aplicativo no celular. Os carros levarão pessoas ou mercadorias dentro da área determinada, em baixas velocidades, e conectarão a infraestrutura de transporte público.

De acordo com a BBC, o valor das corridas sem o “custo” do motorista pode cair de uma média de US$ 3 por milha (1,6 quilômetro) para apenas US$ 0,90, o que significaria uma economia de cerca de 70%, segundo a empresa.

A Delphi planeja anunciar testes similares nos Estados Unidos e na Europa ainda neste ano. Em 2015, a empresa realizou uma viagem de costa a costa nos EUA com um carro autônomo e espera ter carros sem pedais, volante e motorista em 2022.

Notícia postada originalmente no site Auto Esporte.