BWW i8: nova geração do híbrido deve ser mais potente e autonômo
O superesportivo híbrido BMW i8 deverá ganhar suas primeiras mudanças no ano que vem.
A fabricante alemã já prepara a linha 2017 do modelo, que deverá estrear com alterações no motor elétrico para entregar mais potência e ainda um novo pacote de baterias, também mais potentes, para aumentar a autonomia.
O propulsor elétrico do BMW i8, que atua no eixo dianteiro, deverá ganhar um upgrade de cerca de 15 cavalos de potência. Com isso, o conjunto do automóvel (que inclui ainda um 1.5 litro turbo a gasolina, que comanda as rodas traseiras) passará a entregar algo em torno de 380 cavalos. O modelo atual gera 365 cv e 58,1 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas para o bloco a combustão e um automático de duas velocidades para a unidade elétrica.
Já a respeito das novas baterias, o novo i8 deverá ganhar um conjunto herdado do modelo usado como safety car na Fórmula E, de carros elétricos. As baterias desse modelo têm 10 kWh, mais potentes que as de 7,1 kWh da versão convencional vendida atualmente. Essa novidade deverá permitir ao carro entregar uma autonomia de cerca de 80 km com uma única carga, o dobro da linha atual. Haverá ainda um novo conjunto de suspensão, com amortecedores recalibrados e novos pontos de apoio.
Mudanças estéticas não são esperadas no BMW i8 2017, embora a fabricante alemã possa estar preparando o i8 S, uma versão mais “apimentada” do carro com mais de 400 cv – espera-se ainda uma variante roadster do modelo. O novo carro deverá fazer sua estreia no Salão de Genebra, em março.