Toyota investe 1 milhão de reais em carro voador que acenderá Tocha Olímpica em 2020

Depois de décadas de tentativas, os engenheiros se recusam a desistir da construção de um carro voador funcional.

Foto via Nikkei Asian Review

Um grupo de cerca de 30 funcionários da Toyota chamado Cartivator têm vindo a desenvolver um carro voador durante as suas horas livres desde 2012, e agora a montadora decidiu dar a eles 42,5 milhões de ienes (Aproximadamente 1 milhão e 160 mil reais) para realmente fazer o projeto voar.

Até agora, o projeto Cartivator havia usado em grande parte o meio de crowdfunding para financiar o projeto, de acordo com o jornal Nikkei Asian Review, e a Toyota não estava disposta a investir dinheiro. A marca japonesa finalmente mudou de ideia, no entanto. “As coisas não vão progredir se você esperar e fornecer dinheiro somente quando a tecnologia estiver pronta”, disse o presidente Takeshi Uchiyamada ao Nikkei Asian Review.

A Cartivator planeja mostrar o design de seu carro voador completo SkyDrive ainda em julho desse ano. Mas o protótipo atual ainda não funciona o bastante para ser algo além de curioso. Ele acomoda uma única pessoa em um tipo de bolha, mas com os lados abertos. Rotores em cada canto permitem o voo, e um design com duas rodas no lado e um na frente permitem ao SkyDrive viajar no chão.

As metas de desempenho para o SkyDrive permitirão voar a até 62 milhas/h(100 km/h) e dirigir a até 150 mph (150 km/h). O grupo Cartivator quer criar uma versão pilotada remotamente até julho de 2018 e colocar uma versão tripulada no ar até o final desse ano. O grande objetivo da equipe é estar suficientemente avançado no projeto já nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio para usar um SkyDrive para iluminar a Tocha Olímpica.

Toyota aparentemente vê futuro nos carros voadores porque além de financiar o Cartivator e o SkyDrive, a empresa também tem uma patente para um projeto diferente de dois de seus funcionários nos Estados Unidos.

Via Motor1