O que a Tesla tem a ver com o preço do Chevrolet Bolt nos EUA?
Em 2012, Elon Musk explicou as razões pelas quais a Tesla prefere vender diretamente ao público. “As concessionárias têm um conflito de interesses fundamental entre vender carros movido a gasolina, que constituem a grande maioria de seus negócios, e vender a nova tecnologia de carros elétricos”, disse o CEO da Tesla Motors. “É impossível para eles explicar a vantagem de optar por elétricos sem minar seus negócios tradicionais.”
Em um mercado de carros elétricos dominado pela Tesla, surgiu a promessa de um rival à altura do Model 3: o Chevrolet Bolt. Ou não.
Após as aparições na Califórnia, o modelo já está sendo oferecido com desconto pelas concessionárias. De acordo com sites americanos de preço, o Chevrolet Bolt pode ser comprado por valores US$ 3.000 e US$ 4.300 abaixo do preço da tabela.
Se a GM falhou ou não em bater de frente com a Tesla, ainda é cedo para dizer. Mas é fato: o número de vendas está preocupante. Apesar dos primeiros meses do Bolt terem sido razoáveis, as vendas caíram em fevereiro e a expectativa para março não anima.
E para completar a situação do Chevrolet Bolt, no 2º semestre chega seu concorrente: o Tesla Model 3. Com valor competitivo e um dos posicionamentos mais acessíveis do mercado para um modelo elétrico, a GM vai ter de estabelecer rápido o Bolt no mercado.
Nisso a Tesla tem vantagem por dois motivos: ela vende seus modelos diretamente para o consumidor e vende apenas veículos elétricos. Como os lucros não estão ligados a outros tipos de veículos, não há conflito de interesses. A experiência de compra de Tesla é rápida, fácil e indolor. Sua equipe comercial está lá para educar os consumidores e responder às perguntas, não para vender.
A Chevrolet acha que o Bolt é páreo para o Model 3, mas não consegue perceber que a experiência de vendas da Tesla é um fator significativo para o comprador. Ai que está a grande vantagem.