Emocional e potente, segundo modelo elétrico da Audi só a partir de 2019

Estudo de design e demonstração de tecnologias, carro elétrico com muita potência e aparência de cupê: a Audi apresenta E-tron Sportback, seu mais novo conceito versátil, no Salão de Xangai.

Foto via Divulgação/Audi

O Gran Turismo de quatro portas é equipado com motor de 320 kW e combina elementos clássicos da marca a uma série de detalhes que são tendência: arquitetura eletrizante, adaptada para a tecnologia em um pacote elétrico.

O Audi e-tron Sportback representa um importante marco para a montadora no que diz respeito à mobilidade elétrica. Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administração da Audi AG, confirma: “Nosso Audi e-tron chegará em 2018 – o primeiro carro elétrico no seu segmento competitivo adequado para o uso diário. Com uma autonomia de mais de 500 km e a experiência da condução elétrica, faremos desse SUV o produto mais desejado da próxima década. Seguindo seus passos de perto, em 2019, será lançada a versão de produção do Audi e-tron Sportback – um cupê facilmente identificável como carro elétrico ao primeiro olhar”.

No seu interior de cor clara, o conceito e-tron Sportback oferece uma mistura de claridade funcional e redução de controles como princípio. Telas expansíveis sensíveis ao toque abaixo do display central, no console central e nos acabamentos das portas fornecem informações e interagem com os sistemas a bordo. Superfícies horizontais no painel e o console central que aparenta estar flutuando transmitem uma sensação de perspectivas abertas para os ocupantes dos quatro assentos individuais.

[expand title=”Continuar lendo”]

A tecnologia de iluminação do carro-conceito é uma inovação visível tanto de dia quanto de noite. Unidades de LEDs Matrix controladas digitalmente na dianteira e na traseira produzem um excelente rendimento de iluminação. O estudo de tecnologia para Xangai estreia uma série de funções complexas que orientam a visão e a interação com os arredores em uma nova direção.

O poder impressionante de um elétrico

Para seu trem de força, o e-tron Sportback usa a configuração que também será adotado no futuro modelo de produção: um motor elétrico no eixo dianteiro e dois no traseiro enviam potência às quatro rodas, transformando o cupê de alta performance em um estilo quattro típico da Audi. Seus 320 kWde potência- que pode chegar a 370 kW no modo boost – oferece um nível adequado de propulsão, com aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 4,5 segundos. Com a bateria de 95 kW/h carregada, sua autonomia ultrapassa os 500 km.

 

Como no conceito e-quattro, a bateria de íons de lítio do estudo de tecnologia fica posicionada entre os eixos, abaixo do assento do passageiro dianteiro. Essa instalação proporciona um centro de gravidade baixo e uma distribuição de peso balanceada na proporção 52:48 (dianteira/traseira). Isso dá ao SUV uma excelente dirigibilidade dinâmica e segurança na pilotagem se comparado a outros veículos do segmento. A bateria pode ser carregada pelo  Sistema de Carregamento Combinado com dois conectores para corrente alternada (AC) ou corrente direta (DC).

Dr. Dietmar Voggenreiter, Membro do Conselho de Administração para Marketing e Vendas da Audi AG, entende o significado especial da mobilidade elétrica para o mercado chinês: “Tomamos uma decisão consciente ao apresentar pela primeira vez o e-tron Sportback em Xangai, uma vez que a China é o maior mercado de automóveis elétricos no mundo. Isso se aplica tanto à infra-estrutura e apoio financeiro quanto às vendas. Já existem cerca de 150 mil postos de recarga no país, e há 100 mil previstos para entrar em funcionamento até o final de 2017.Estamos todos equipados para esse rápido crescimento. Nos próximos cinco anos estaremos oferecendo cinco modelos e-tron na China, incluindo veículos apenas com bateria capazes de exceder 500 km de autonomia, como o e-tron Sportback”.

Foto via Divulgação/Audi

Design e funções do E-tron Sportback

Os designers da Audi também adotaram uma nova aderência para o fluxo de ar através do capô. Acima da seção frontal, que mergulha profundamente na dianteira, uma ponte paralela ao nariz conecta dois arcos de rodas e também funciona como defletor de ar. Isso dá à dianteira uma característica muito mais dinâmica do que a estrutura robusta projetada de um carro com motor a combustão instalado na frente.

Nas laterais do carro conceito, os arcos das rodas se estendem para fora da cabine com bordas de cima apontadas para a horizontal, definindo a distinta arquitetura quattro. Além de oferecer evidências visuais de uma bitola larga e potencial dinâmico, elas também ligam o e-tron Sportback ao DNA da marca. Grandes rodas de 23 polegadas com desenho de seis raios destacam a presença confiante do cupê. O comprimento de 4,90 metros, largura de 1,98 m e altura de 1,53 m, vom entre-eixos de 2,93 m posicionam o e-tron Sportback no segmento C, próximo ao A7.

No Salão de Frankfurt 2015, a Audi revelou o conceito e-quattro – o precursor do primeiro veículo de produção, totalmente elétrico da marca. Como um SUV radicalmente reconfigurado oferece autonomia de até 500 km com o espaço e conforto de um automóvel grande da marca. O modelo tem desempenho de um esportivo de alta performance – o e-tron quattro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A versão de produção desse SUV elétrico pioneiro chegará ao mercado em 2018. Já o e-tron Sportback concept terá uma versão de produção em 2019.

[/expand]