Ford cria equipe de pesquisa dedicada a inteligência artificial e robótica

A recente troca de cargos executivos da Ford causou a reorganização de toda a empresa.

Foto via Medium/Ford

Apesar disso, a adição de uma equipe de pesquisa de inteligência artificial e robótica parece inevitável, dada o foco da indústria nesse momento.

O vice-presidente de pesquisa e engenharia da Ford, Dr. Ken Washington, revelou o novo grupo de pesquisa através de um post no Medium, no qual ele discute o enorme impacto potencial da inteligência artificial e robótica na próxima década. A equipe trabalhará com a Argo AI, a startup que a Ford adquiriu participação maioritária no início deste ano através de um grande investimento, bem como em outras oportunidades de investimento. Isso ajudará no trabalho com drones, plataformas de mobilidade pessoal, automação e “robótica aérea”.

Washington também discutiu como, no futuro, veremos “pelo menos duas” frotas separadas de veículos autônomos da Ford nas estradas: uma liderada pelo time da Ford e outra liderada pela Argo AI focada em desenvolvimento de sistemas de motoristas virtuais. A Ford pretende acelerar a produção a tempo para sua implantação em 2021.

Concentrar-se na pesquisa de inteligência artificial e robótica não é exclusividade da Ford entre as fabricantes de automóveis. A Honda há muito tempo tem um programa para desenvolver sua tecnologia robótica, e até demonstrou seu robô humanoide Asimo. A Toyota também administra o Toyota Research Institute, uma subsidiária inteira dedicada à pesquisa e desenvolvimento a longo prazo de tecnologia robótica e da IA, através de seu próprio trabalho e parcerias com instituições acadêmicas de destaque.

Via TechCrunch