Toyota e Ford se unem para desenvolver plataforma de integração carro-smartphone

A Ford e Toyota se uniram para criar um consórcio que visa gerenciar software de código aberto para interfaces de aplicativos Android e iOS com seus sistemas de infotainment.

Foto via Motoroids

De acordo com um anúncio dado nesta quarta-feira (4) pela Ford e Toyota, o chamado SmartDeviceLink se trata de uma organização sem fins lucrativos e os primeiros membros a integrá-la são a Mazda Motor, PSA Group, Fuji Heavy Industries e Suzuki Motor. Já Elektrobit, Luxoft, e Xevo se juntaram como os primeiros membros fornecedores, enquanto Harman, Panasonic, Pioneer e QNX assinaram cartas de intenção para entrarem no grupo.

A subsidiária da BlackBerry, a QNX Software Systems, já opera o sistema de infotainment Sync 3 da Ford. A empresa canadense tem movido seu foco para software, inclusive para aplicações automotivas.

Ao usar uma plataforma de código aberto, as montadoras esperam dar a si e aos seus fornecedores um padrão para integrar aplicativos com a tela dos veículos, controles de volante e reconhecimento de voz.

A ideia é que uma plataforma comum adotada por muitos fabricantes de automóveis iria atrair desenvolvedores, que podem se beneficiar da integração de uma tecnologia utilizada por todas as montadoras participantes.

O projeto de código aberto será gerenciado pela Livio, uma startup de software adquirida pela Ford em 2013, que trabalhará com os primeiros usuários para construir as interfaces para cada modelo de veículo.

A Apple e o Google já estão oferecendo tecnologias que integram smartphones com os sistemas de infotainment de carros, e estes foram adotados por muitas montadoras.

A própria Ford disse em janeiro do ano passado que estava aumentando o número de funções de smartphone que podem ser controladas a partir de interfaces do carro, adicionando suporte para Apple CarPlay e Android Auto e introduzindo mais aplicativos para seu sistema de conectividade Sync para alguns de seus veículos .

A interface de conectividade AppLink, lançada para a Genivi Alliance, permitiu que motoristas controlassem aplicativos compatíveis com smartphones através de botões de painel ou comandos de voz e já está disponível no site da AppLink e já está em mais de 5 milhões de veículos em todo o mundo.

A Toyota Motor informou em janeiro do ano passado que adotaria a tecnologia SmartDeviceLink para seus veículos. As montadoras PSA Peugeot Citroën, Honda, Mazda e Subaru também estavam considerando adicionar o software, disse Ford na época. A Toyota também planeja lançar um sistema telemático que se integra ao SmartDeviceLink em 2018.

Loocalizei este conteúdo no IDG Now!