Até 2025, Volkswagen planeja vender 1 milhão de veículos elétricos por ano
A produção do primeiro veículo elétrico da Volkswagen começará em 2020.
As consequências do escândalo Dieselgate ainda ressoam e a Volkswagen quer nos fazer esquecer sobre as emissões de diesel. Em novembro do ano passado, a marca anunciou “o maior processo de mudança na história da VW” e agora declara que quer se tornar “líder do mercado mundial em e-mobilidade”.
Embora esta seja uma afirmação bastante ousada, a empresa alemã tem uma visão clara de como alcançá-la – planeja vender não menos de um milhão de carros elétricos por ano até 2025. O início será em 2020, quando o primeiro veículo elétrico da futura família I.D. será lançado. Seguindo este modelo, mais três membros irão se juntar à família nos próximos cinco anos.
Curiosamente, a nova ambição da Volkswagen é um passo atrás em relação aos seus planos iniciais. Em novembro de 2016, a empresa disse que teria mais de 30 carros inteiramente elétricos até 2025 com vendas anuais direcionadas de dois a três milhões de unidades.
O primeiro a chegar ao mercado será um elétrico que poderá ser tão importante para a marca como o clássico Beetle ou o Golf, como explicou a VW durante a estreia do I.D. Este veículo será baseado no Modular Electric Drive Kit, plataforma que também será usada para a construção dos outros três modelos da família I.D.
Mas antes disso, a Volkswagen continuará a expandir sua linha de SUVs, que tem um papel fundamental na estratégia de produto da marca. A VW pretende “reforçar significativamente a sua presença neste segmento” e “Expandir a escala global do modelo” dos dois primeiros. Ou seja, em cerca de oito anos a partir de agora a marca terá não menos de 19 crossovers e SUVs no mercado.
Enquanto isso, a Volkswagen está tentando desesperadamente economizar dinheiro e um relatório recente indicou que o Beetle e Scirocco poderiam ser aposentados em breve sem nenhum sucessor direto planejado. Além disso, segundo notícias, a empresa está procurando potenciais compradores para uma possível venda da marca de motocicletas Ducati.