Jaguar lança em terras tupiniquins o F-pace, primeiro SUV da marca

Modelo vem a partir de R$ 307,9 mil, com opções a diesel e a gasolina.

O novo Jaguar F-Pace, primeiro utilitário esportivo da marca inglesa, já roda no Brasil. O modelo é montado em Solihull, no Reino Unido, e vem em três versões, com preços entre R$ 307,9 mil e R$ 406,3 mil, mais a série limitada First Edition, com 19 unidades somente e tabela de R$ 416,4 mil. O F-Pace estará nas 35 concessionárias Jaguar Land Rover em setembro e amplia o potencial de crescimento da marca de esportivos ingleses no Brasil.

De janeiro a julho deste ano a Jaguar teve 396 carros emplacados no País e alta de 82,4% sobre o mesmo período do ano passado. A maioria das vendas foi do sedã XE. Como o estreante é um SUV, segmento com vendas expressivas no País, esse crescimento passará dos 100% no fechamento do ano.

“Acredito que o F-Pace vai superar o XE em volume porque o brasileiro gosta de SUVs”, afirma Vinícius Frata, gerente de marketing de produto da Jaguar Land Rover para a América Latina. O primeiro lote de 100 unidades deve ser vendido nos próximos dois meses e mais unidades virão antes do fim do ano.

Seus principais concorrentes são Porsche Macan e BMW X4. O F-Pace tem três motores disponíveis, o 2.0 Ingenium diesel de quatro cilindros e 180 cavalos, o mesmo que equipa veículos Land Rover, e dois 3.0 V6 Supercharged a gasolina, um com 340 e outro com 380 cv, utilizados por outros Jaguar.

“A versão a diesel deve responder por 60% das vendas e a intermediária por outros 30%”, estima Frata. Segundo o executivo, os compradores terão entre 35 e 45 anos. Dois terços são homens.

loocalizei-mundo-automotivo-lançamentos-fpace-jaguar-suv-interior

(Crédito: Divulgação)

Como forma de reduzir o peso e aumentar a rigidez torcional, o carro tem 80% de sua estrutura feita de alumínio. Todo F-Pace é equipado com câmbio automático ZF de oito marchas com aletas para trocas de marcha atrás do volante. A tração nas quatro rodas é outro item de série para todas as versões e também os bancos com ajustes elétricos, mais sensores de estacionamento traseiro e dianteiro. O interior tem revestimento de couro nos bancos, painel, portas e volante.

Ligeiramente maior do que o Porsche Macan, o F-Pace mede 4,73 metros e tem 2,87 m de distância entre eixos, que resultam em bom espaço para movimentação das pernas de quem vai no banco de trás. O porta-malas tem 508 litros.

Dependendo da versão, o modelo oferece tecnologias como o novo sistema de entretenimento InControl Touch Pro e painel com tela de alta definição de 12,3 polegadas.

Quer saber como foi o desempenho do Jaguar F-Pace? Acesse o Automotive Business e veja a matéria original.