Novo motor e visual mais agressivo: Audi RS 3 Sportback recebe atualização

O novo Audi RS 3 Sportback completa a vanguarda esportiva da fabricante de Ingolstadt no segmento de compactos premium.

Foto via Auditography

Seguindo a estreia mundial do RS 3 Sedan no Salão do Automóvel de Paris 2016, o RS 3 Sportback agora está pronto para ser apresentado no Salão de Genebra deste ano. Com motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção, dinamismo excepcional e um visual ainda mais agressivo, o carro oferece uma experiência emocional de direção.

“O Audi RS 3 Sportback oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente ao universo RS” afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Desde 2011 o esportivo compacto se provou extremamente bem-sucedido no mercado. Com o novo motor de cinco cilindros, o modelo está entre os melhores de sua categoria e continua batendo recordes nas pistas.”

[expand title=”Continuar lendo”]

De 0 a 100 km/h em 4,1 segundos

Por trás da impressionante performance do Audi RS 3 Sportback está o motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças ao seu cárter de alumínio, entre outras características. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém constante a até 5.850 giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos.

Exclusivo design RS

Por fora, o Audi RS 3 Sportback demonstra sua potência com a bela grade Singleframe brilhante com padrão colmeia, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a redesenhada lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência mais larga. Faróis de LEDs com a distinta assinatura de iluminação da marca são de série, e os faróis matrix de LEDs são oferecidos como opcionais. Na traseira há um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento ovais. O logo quattro, localizado na parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na aparência dinâmica do carro, assim como o emblema Audi RS 3 na grade e na tampa do porta-malas.

Foto via Wheel Sage

Interior esportivo e conforto excepcional

O RS 3 Sportback é equipado com bancos esportivos revestidos de couro Napa de série. Como opcional são oferecidos bancos RS com contornos mais pronunciados e encostos de cabeça integrados para motorista e passageiro dianteiro. Emblemas RS são estampados nos encostos dos assentos de ambas as configurações. O volante esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz botões para a operação do sistema de infotainment.

O principal elemento de controle é o botão rotativo e de pressão localizado no túnel do console central. Um touchpad pode ser integrado na superfície do botão opcionalmente, permitindo ações como rolar a tela, dar zoom e escrever textos. Também está incluso no sistema um recurso de pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do usuário após apenas algumas letras terem sido inseridas. O controle de voz pode processar questões e comandos formulados pelo motorista em linguagem cotidiana.

Online com o Audi Connect

Quando se falta de infotainment, o RS 3 Sportback é extremamente versátil. Um módulo LTE traz os serviços do Audi connect a bordo, incluindo navegação com Google Earth e Google Street View, bem como informações sobre preços de combustíveis, previsão do tempo, viagem e trânsito. O aplicativo Audi MMI connect permite aos usuários transferir seus calendários de smartphones para o sistema MMI.

O motorista pode ainda pode enviar destinos do Google Maps e destinos especiais para o sistema de navegação, além de transmitir músicas da internet. Apple Car Play e Android Auto podem ser usados para mostrar os aplicativos selecionados para a tela a bordo e suprir as necessidades de telefonia, música e navegação. Além disso, o sistema de navegação inclui um hotspot wi-fi que permite aos passageiros conectar seus dispositivos móveis à internet.

Outros destaques incluem o Audi phone box e outros dispositivos de assistência ao motorista. Em tráfego lento de até 65 km/h, por exemplo, o traffic jam assist mantém o carro a uma distância segura do veículo da frente e pode assumir a direção por alguns momentos. Novidade também no RS 3 Sportback é o assistente de emergência, que freia o carro automaticamente se necessário, e o cross traffic assist, que avisa quando um veículo cruza a traseira quando o motorista está saindo de uma vaga de estacionamento.

[/expand]