Creta, SUV da Hyundai, é lançado no evento – Especial Salão do Automóvel 2016
A Hyundai mostrou nesta terça-feira (8) suas novidades no Salão do Automóvel. Pela primeira vez o SUV compacto Creta pode ser visto pelo público brasileiro.
O SUV Creta será vendido a partir de janeiro pela Hyundai Motor Brasil, responsável pela produção do HB20 em Piracicaba (SP).
SUV terá motores 1.6 de 130 cavalos e 2.0 de 166 cv. Há câmbio manual (para o 1.6) e automático, sempre de 6 marchas. A Hyundai não falou sobre versões ou preços do modelo, apenas confirmou que ele irá concorrer com todas as versões de seus principais rivais, como o Honda HR-V. O objetivo do modelo é ocupar a terceira colocação do segmento.
Adaptação na fábrica
Para produzir o Creta, a unidade da Hyundai em Piracicaba recebeu adaptações em sua estrutura, frutos de um investimento de US$ 130 milhões. A linha do SUV é a mesma dos compactos, apesar de o Creta compartilhar plataforma com o Elantra (que não é produzido no país).
A capacidade de produção não foi alterada, e segue em 180 mil unidades anuais. A diferença é que a demanda pela família HB20 caiu, e com isso a marca conseguiu reorganizar a produção com um modelo a mais na linha.
Da Caoa, responsável por todos os outros Hyundai no país, as novidades são o Tucson e o Elantra. Enquanto o sedã ganha uma nova geração, com visual atualizado e melhoria no pacote de equipamentos, o SUV chega para conviver com as duas gerações anteriores.
A empresa afirma que a produção do primeiro Tucson (de 2005) e do ix35 (de 2011) seguem normalmente. “As três linhas (de montagem) são totalmente distintas, conseguimos produzir os três produtos sem problemas”, afirmou Marcio Alfonso, diretor de engenharia e produto. De qualquer forma, o novo Tucson será posicionado acima dos dois, mas abaixo do Santa Fé.