G 310R: Em breve, moto de baixo custo da BMW será brasileira
Após meses de espera desde que as primeiras imagens e informações foram divulgadas, a BMW enfim está lançando a compacta G 310R em evento na Califórnia, nos EUA.
Trata-se da primeira aposta da marca abaixo das 500 cc, visando principalmente os grandes mercados da Ásia e América do Sul, onde o preço é fator determinante para o sucesso comercial de um produto.
A ideia da G 310R é uma moto de custo baixo e alta qualidade é um território inexplorado para a BMW, que até então atua somente no segmento premium – o modelo de entrada da marca é a F700 GS, que no Brasil custa R$ 39.950. Por conta disso, a empresa tem grandes expectativas para a G 310 R, da qual espera vender mais de 200 mil unidades por ano a em 2020.
Equipada com motor monocilíndrico de 313 cc que gera 43,5 cavalos de potência aliado a um câmbio de seis marchas, a nova BMW G 310R conta com suspensão dianteira com garfos invertidos e pode chegar à velocidade máxima de 144 km/h. O peso total é de 158 kg e o tanque de 11 litros garante autonomia de até 328 km, o que dá um consumo médio de 29,8 km/l de acordo com a fabricante.
Em termos de preço, a G310 R foi posicionada abaixo das rivais Yamaha MT-03 e Kawasaki Z300 na Europa, o que significaria algo em torno dos R$ 20 mil por aqui – o que achamos um pouco difícil, esperando mais ou menos uns R$ 23 mil para a versão nacional, lembrando que, como toda BMW, ela virá com freios ABS de série.
Já confirmada, a produção da nova compacta no Brasil começará no primeiro semestre de 2017 na recém-inaugurada fabrica da BMW em Manaus (AM). De lá, também sairá futuramente a versão trail GS 310, apresentada no Salão de Milão em novembro passado.