Número de motoristas sem habilitação nas cidades brasileiras é preocupante
De acordo com levantamento da Organização Mundial de Saúde, o Brasil foi o quarto país com maior taxa de mortes no trânsito no continente americano em 2016, com 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes.
Muitas podem ser as causas do alto índice de acidentes de automóveis nas ruas e nas estradas, porém, segundo dados apresentados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), negligência, imprudência e imperícia representavam, juntas, 90% das ocorrências de acidentes nas estradas.
Nos últimos anos, o Brasil vem apresentando dados inquietantes em relação ao número de motoristas sem a devida qualificação para dirigir. No estado de Alagoas, por exemplo, só no primeiro semestre de 2016, mais de 5.300 pessoas foram flagradas dirigindo veículo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Em Belo Horizonte, foram quase 12 mil motoristas sem habilitação pelas ruas em 2014.
Já em Brasília, um levantamento realizado pelo Detran-DF identificou que flagrantes de motoristas dirigindo sem CNH pelas ruas aumentaram 94% em 2015. No estado do Rio Grande do Sul, só no ano passado, foram identificados pelo Detran-RS, pelo menos 40 mil motoristas dirigindo de maneira ilegal.
Esses dados refletem a importância do investimento em educação para capacitação do condutor. Em 2016, o BPTran (Batalhão de Trânsito da Polícia Militar) identificou que pelo menos 15% dos imprevistos de trânsito em Campo Grande-MS envolveram motoristas sem habilitação, por exemplo. Por isso, é essencial que todas as etapas do processo de aprendizado sejam respeitadas, desde a orientação teórica até as aulas práticas.
Frente a essa realidade, os Centros de Formação de Condutores (CFCs), estão investindo cada vez mais em alternativas atraentes para os alunos. É o caso da Procondutor, empresa que atua no mercado de educação voltada ao trânsito desde 2005 e que oferece aos CFCs cursos digitais, a fim de contribuir com a evolução nos processos de obtenção, atualização e reciclagem da CNH. A empresa desenvolveu uma plataforma moderna, multimídia e interativa, que pode ser acessada de diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones, sem a perda da qualidade do ensino, o que possibilita aos instrutores contarem com um importante apoio no planejamento pedagógico, e aos alunos, reforço da aprendizagem.