Nissan usa tecnologia de 200 anos para impedir distrações no volante
Que tal desfrutar de um passeio livre de distrações?
Deixe-me perguntar uma coisa, mas você tem que dizer a verdade. Você já usou seu celular para mandar mensagens no Whatsapp ou checar as notificações do Facebook enquanto dirigia? Nunca? Eu não acredito.
De acordo com o Royal Automobile Club da Grã-Bretanha, o número de motoristas que admitem usar o celular no carro aumentou de 8% em 2014 para 31% em 2016. Os motoristas estão cada vez mais tentados a verificar suas mensagens ou notificações enquanto dirigem, e de acordo com a Nissan, quase um em cada cinco motoristas (Mais ou menos 18%) mandam mensagens enquanto dirige.
Então, existe uma solução? A Nissan pode ter criado uma. O equipamento chamado Nissan Signal Shield fornece conectividade opcional, “dando aos motoristas a escolha entre estar conectado ao smartphone ou não, criando uma “zona anti-Wifi e anti-Bluetooth”. Basicamente, isso significa “uma desintoxicação digital”.
Para conseguir isso, o sistema usa uma tecnologia que tem quase 200 anos de idade – a chamada Gaiola de Faraday, uma invenção que remonta à década de 1830. O descanso de braço do veículo é transformado em uma jaula de Faraday e quando um dispositivo móvel é colocado no compartimento e a tampa fechada, o sistema ainda cria uma “zona silenciosa”, como a empresa chama, bloqueando toda a conexão do smartphone com o mundo exterior, ou seja, Bluetooth e Wi-Fi.
Se você quiser ouvir músicas de seu smartphone, você ainda poderá se conectar ao sistema de entretenimento do carro através das portas USB. E quando você quiser restaurar suas conexões, você simplesmente tem que abrir a Gaiola de Faraday e o telefone pode se reconectar.
Inteligente, certo?