Tesla Model Y: Elon Musk revela mais detalhes sobre o futuro crossover da marca
A Tesla está construindo uma nova plataforma automotivo para seu futuro crossover. E talvez esse seja o Tesla Model Y.
Ao invés de modificar ou criar novas versões do Model 3 e do Model S, a marca americana está construindo algo completamente novo para o Tesla Model Y. Isso quem diz é o Elon Musk, CEO da Tesla. Construir uma nova plataforma leva tempo; Musk disse que é esperado que o Model Y chegue às linhas de montagem em 2020, ou talvez até um ano mais cedo.
Construir uma nova plataforma é um caminho longo para os fabricantes de automóveis. Permite que os veículos compartilhem componentes-chave, melhorando assim as margens e os custos de fabricação quando aplicados a uma maior escala. Como a maioria dos fabricantes de automóveis, Tesla já faz isso. O Model X SUV da Tesla é construído na plataforma Modelo S. Ao construir uma outra plataforma, Tesla está se preparando para sua próxima geração de veículos. Dito de outra forma, não espere um novo Model S ou Model X antes do Model Y.
Musk disse hoje, quinta-feira (dia 4) que sua empresa pretende abandonar a arquitetura de bateria de 12 volts usada em veículos de Tesla. Talvez isso seja feito para reduzir a quantidade de fiação, reduzindo também o processo de fabricação e, esperamos, melhorar o custo. Tesla e outros fabricantes de veículos elétricos ainda dependem de muitos dos sistemas e componentes – aquecimento, assentos motorizados, infotainment – usados em automóveis tradicionais, e todos esses sistemas funcionam em um sistema de 12 volts. Se Musk for bem-sucedido em se afastar desta plataforma, ele teria que convencer os fornecedores de automóveis a mudarem com ele ou a construir mais sistemas internos.
Elon Musk tem criado expectativa sobre o Tesla Model Y por meses. Antes de Tesla chegar ao Model Y, ela precisa entregar o Model 3, que ele disse hoje está no caminho certo para alcançar as linhas de produção e começar a ser produzido em julho.