Olimpíadas e atual cenário político impactam fluxo de clientes em Concessionárias no mês de Agosto
Presidente da Fenabrave apresenta visão otimista sobre o futuro do setor e da economia.
Dados apurados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores nesta quinta-feira (1), apontam que em comparação ao mês de julho, o número de emplacamentos no mês de agosto aumentou em 1,53%. O levantamento foi baseado em mais de 7 mil concessionárias de veículos, sejam automóveis, caminhões, ônibus ou motocicletas.
Entre os principais motivos atribuídos pela Fenabrave a esse aumento está a quantidade de dias uteis: enquanto agosto tem 23 dias uteis, julho tem apenas 21. Na opinião de Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, se não fosse por esse fator, o resultado de agosto seria ainda pior já que as vendas diárias sofreram retração de 8% em comparação a julho.
De acordo com Assumpção, outro fator que impediu que as vendas fossem maiores foram as Olimpíadas: “Também as Olimpíadas impactaram, negativamente, nos dias de vendas, reduzindo o fluxo de clientes nas concessionárias nos dias dos jogos, mas tudo foi compensado pelo maior volume de dias úteis no mês” explica.
Por fim, Assumpção acredita que o setor começará a reagir agora que o quadro político nacional está estabilizando-se: “Sabemos que os índices de confiança estão melhorando e, com a definição política, a economia e o setor devem começar a reagir, ainda que moderadamente, nos próximos meses, o que nos faz projetar uma queda menor no acumulado do ano, em torno de 16%”
Para mais informações sobre os dados do levantamento, acesse Fenabrave.org